Press "Enter" to skip to content

Xbox Series X | Testes mostram melhorias incríveis em jogos de Xbox One

Alguns veículos de imprensa pelo mundo já receberam unidades do Xbox Series X para testes iniciais. E mesmo sem os jogos da próxima geração, os resultados que pudemos ver nessas avaliações é muito, muito positivo. Sem qualquer otimização específica, os games testados no próximo console da Microsoft rodaram de modo bem melhor do que se compararmos com o desempenho no Xbox One X, videogame mais potente da atual geração.

Tomemos como exemplo os testes feitos pela Digital Foundry, veículo bem especializado neste tipo de avaliação. Na maioria dos casos, as melhorias se deram no campo da fluidez, com títulos que antes sofriam para chegar a 30 quadros por segundo agora cravando em 60 sem dificuldade. É bom lembrar, mais uma vez: a Microsoft não lançou qualquer patch de otimização para os jogos retrocompatíveis; ou seja, a coisa pode ficar ainda melhor.

Um dos exemplos mostrados foi Final Fantasy XV, o RPG de ação da Square Enix. Esse jogo normalmente roda perto de 45 FPS em seu modo 1080p Lite no Xbox One X. O Xbox Series X aumentou para 60 fps estáveis, de acordo com os testes da Digital Foundry. Já Hitman 2, por sua vez, trabalha em 4K/ 40FPS no Xbox One X. Quando vai para o Series X, ele alcança facilmente os 60.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Outro game que conseguiu aliar a resolução 4K com bom desempenho em quadros foi Monster Hunter: World. Segundo a Digital Foundry, o game trabalhou quase que constantemente nos 60FPS em sua resolução máxima, enquanto no Xbox One X, neste modo, fica na casa dos 30FPS.

Há, também, games que não tiveram um salto tão grande, como é o caso de Rise of the Tomb Raider. Em 4K o jogo roda da mesma maneira no Xbox One X e no Series X, com 30FPS cravados. Mas quando passado para o modo de desempenho, o Series X brilha e entrega bons 60FPS de maneira linear. Sekiro: Shadows Die Twice, por sua vez, beira os 60FPS mesmo no modo em 4K, mas ainda carece de uma otimização melhor, que, claro, deve acontecer até o lançamento do console.

 

Para termos ainda mais noção de como serão os jogos ‘antigos’ nos consoles novos, tomem como exemplo a demonstração de Gears 5 no Xbox Series S, o videogame mais acessível da próxima geração. Ali podemos ver o game rodando em 1440p, mas com impressionantes 120FPS.

Evidente que ainda teremos mais testes até à chegada do Xbox Series X, mas, se levarmos em conta que, ao menos por enquanto, a grande sacada do início da próxima geração será a de aproveitar os games de Xbox One/ PS4 nos novos videogames em desempenho superior — algo que também deve ocorrer no PlayStation 5 —, é para se animar.

O Xbox Series X e o Series S chegarão ao Brasil em novembro por R$ 4.999 e R$ 2.999, respectivamente. A pré-venda de ambos foi iniciada nesta terça-feira (29), ao meio-dia.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.