Press "Enter" to skip to content

Windows 11 em ARM não vai oferecer suporte a Macs com Apple M1

Apple começou a transição de processadores Intel para a arquitetura ARM no ano passado. Os usuários vêm, desde então, enfrentando dificuldades para instalar o Windows em computadores com Apple M1. Agora, a Microsoft afirmou ao The Register que o Windows 11 não será compatível com Macs com o novo chip da marca.

Power BI para Investidores

Quais processadores funcionam com o Windows 11? [Intel e AMD]
Como saber se o PC pode rodar o Windows 11 [Requisitos mínimos]

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A confirmação surgiu depois que o site instalou a versão de testes do sistema em uma máquina virtual pelo Parallels Desktop 17. Ainda que o desempenho fosse aceitável, o software emitiu erros de compatibilidade de hardware. Em seguida, o site entrou em contato com a Microsoft, que informou que este “não é um cenário suportado”.

A resposta serve para a instalação do Windows 11 tanto em máquinas virtuais quanto diretamente no computador. Ainda assim, como observado pelo XDA-Developers, isto não significa que o sistema não vai funcionar em Macs com Apple Silicon ou via máquina virtual. Mas a Microsoft, em contrapartida, pode não oferecer assistência aos usuários já que o software não é compatível com o processador da Apple.

Vale lembrar que este não é uma situação limitada à nova versão do sistema. Logo após o lançamento dos primeiros Macs com Apple M1, a Microsoft informou que distribuia licenças do Windows 10 para ARM somente a fabricantes. Segundo a companhia, o Windows 11 será compatível com chips da Qualcomm com arquitetura ARM.

Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Windows 11 será lançado em outubro

O Windows 11 já tem dia para começar a ser liberado ao público. A Microsoft informou que o sistema chegará aos computadores elegíveis com Windows 10 instalado através de uma atualização gratuita a partir de 5 de outubro. O software também estará presente em novos computadores adquiridos após esta data.

“Esperamos que todos os dispositivos qualificados recebam a atualização gratuita para o Windows 11 até meados de 2022”, informaram. “Se você tiver um PC com Windows 10 qualificado para a atualização, o Windows Update avisará quando estiver disponível”.

O sistema operacional estará disponível a computadores que atendam alguns requisitos mínimos, como a presença de um processador compatível e do módulo de segurança TPM 2.0. Caso contrário, a Microsoft recomenda o uso do Windows 10. Segundo a companhia, o sistema terá suporte oficial até outubro de 2025.

Com informações: The Register e XDA-Developers

Windows 11 em ARM não vai oferecer suporte a Macs com Apple M1

Mission News Theme by Compete Themes.