Press "Enter" to skip to content

WhatsApp prepara novo recurso que é cópia de Telegram e Snapchat

Uma atualização da versão de testes do WhatsApp trouxe novidades para um recurso aguardado há muito tempo no aplicativo. O site WABetaInfo revelou que o beta de número 2.20.201.1 incluiu a opção de definir a autodestruição de mídias enviadas para contatos.

A novidade ainda não está em funcionamento, mas a tela de envio já foi capturada no beta do WhatsApp. O recurso também não chegou à versão de testes para iOS, algo que deve acontecer antes da ativação do sistema.

O novo recurso inclui um ícone que, ao ser ativado, define que o arquivo — imagem, vídeo ou GIF — seja apagado após o usuário sair da tela de conversa. O sistema é parecido com o recurso popularizado no Snapchat e depois adotado pelo Telegram e até no sistema de directs do Instagram.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Botão “1” indica que arquivo será apagado assim que o destinatário a ver (imagem: reprodução/WABetaInfo)

No caso do WhatsApp, pelo menos na versão beta, não é possível definir um prazo de validade para o arquivo enviado. Caso o destinatário feche o app após abrir rapidamente a conversa, a imagem já é apagada.

A mídia enviada sequer deixa uma pista de que existiu, pois o WhatsApp remove referências a ela do histórico — ou seja, nem ao menos mostra uma mensagem do tipo “Mídia vencida/expirada/apagada”.

Segundo o WABetaInfo, não há previsão para lançamento do recurso no WhatsApp. Além da inclusão no app para iPhones, o recurso precisa ainda receber um controle para impedir a captura da tela antes de ser oferecido amplamente à imensa base do mensageiro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.