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Twitter Trends Brasil mostra principais tendências culturais da rede social

Rede social conhecida pelas interações frequentes, o Twitter tem sido um ambiente cada vez mais propício para que marcas façam parte de conversas relevantes a seus consumidores. Nesse sentido, a pesquisa Twitter Trends Brasil surge como uma maneira de auxiliar empresas e parceiros a se conectar ao público, aumentando tanto seu engajamento quanto suas vendas.

Desenvolvida em parceria com a Black Swan Data (@blackswandata) e a Crown DNA (@CrownDNA), ela mostra tendências culturais relevantes dividas em cinco grandes tópicos: cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado. As conclusões foram feitas a partir de uma análise realizada em bilhões de mensagens compartilhadas entre dezembro de 2018 e novembro de 2020 que passaram por mais de 300 mil tópicos.

Imagem: Divulgação/Twitter

Confira as tendências apontadas pelo Twitter Trends Brasil:


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  • Bem-estar: a pandemia do COVID-19 trouxe um grande aumento das conversas sobre autocuidado, que teve um crescimento de 47% entre os usuários locais. Em compensação, o home office e a menor circulação pelas cidades resultou em uma queda de 63% do uso de hashtags ligadas ao mundo fitness. O período também registrou um crescimento de 148% em conversas sobre cuidados comunitários, com 175% a mais de citações ao SUS e tópicos sobre igualdade de direitos à saúde;
  • Cultura criativa: houve um aumento de 135% em conversas sobre criatividade, sendo que áreas relacionadas passaram a surgir como oportunidade de carreira para mais pessoas. Houve 79% mais conversas sobre criatividade em profissão, mas também houve quem só queria compartilhar seus hobbies (46% de aumento) ou trocar informações sobre artesanato (61%);
  • Maravilhas cotidianas: o Twitter tem sido um espaço em cada vez mais pessoas exploram sua espiritualidade, com aumento de 62% nas conversas sobre o tema. Também houve 87% de aumento no crescimento de menções a universos de fantasia e ficção, bem como um aumento de 70% nas conversas sobre nosso fascínio sobre a natureza;
  • Vida tecnológica: a tecnologia também ganhou destaque, com aumentos de 241% nas conversas sobre avanços como o 5G e 41% sobre o assunto como um todo. Já as conversas sobre como trabalhar em casa e temas como educação a distância aumentar em mais de 70 vezes durante o período estudado;
  • Identidade: conversas sobre nossa identidade também cresceram (52%), assim como discussões sobre representatividade (36%) e igualdade (345%). Os direitos dos negros também tomaram destaque, com 781% a mais de conversas, sendo acompanhados por mais conversas sobre ética (33%) e empoderamento (66%).

Segundo Camilla Guimarães, gerente da área de Pesquisa do Twitter Brasil, essas tendências oferecem oportunidades poderosas para que marcas programem e estruturem suas campanhas. “O Twitter é o lugar em que as pessoas expressam abertamente sua opinião, o que funciona, também, como um termômetro e uma fonte de informação para as marcas”, explica.

A partir do 18 de maio, a empresa vai oferecer a convidados acesso à plataforma “Tá Acontecendo, Tá no Twitter”, que traz conteúdos exclusivos sob demanda sobre a pesquisa. Além disso, a rede social também promete oferecer vídeos de seus executivos falando sobre outros temas relevantes ao mercado.

Leia a matéria no Canaltech.

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