Press "Enter" to skip to content

Turbulência interna aumenta busca por empresas dolarizadas; Ibovespa cai

A bolsa brasileira recua nesta terça-feira, 29, com os investidores ainda desconfortáveis com o anúncio do Renda Brasil. O cenário externo de cautela antes do primeiro debate entre Donald Trump e Biden também pressiona negativamente. Às 10h40, o Ibovespa caía 0,11% para 94.561 pontos. Mais cedo, o índice chegou a ficar abaixo dos 94.000 pontos, o que não ocorria desde junho.

Risco Fiscal

O mercado segue temeroso com a condução fiscal, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que seu programa assistencialista fará uso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de recursos para pagamentos de precatórios. “As duas fontes de recursos para o programa não estão dentro do guarda-chuva do teto fiscal. Então, o mercado entendeu que tem uma maquiagem contábil para conseguir acomodar o programa”, afirma Camila Abdelmalack economista chefe da Veedha Investimentos.

Recolhendo cacos

Ainda que os temores fiscais ainda estejam presentes, parte dos investidores aproveitam o momento de baixa para comprar ações que se desvalorizaram, o que ajuda a sustentar o tom menos negativos dos índices de ações. “Há muitas empresas boas na bolsa, o problema é que o macro está condaminando o micro”, comenta Abdelmalack

Exportadoras

Em meio ao cenário negativo interno, a principal alternativa dos investidores tem sido empresas com produção voltada para o exterior, que tendem a se beneficiar da alta do dólar, que segue próximo das máximas em quatro meses. Na ponta do Ibovespa, as ações das empresas de papel e ceulose Klabin e Suzano avançam 2,98% e 2,42%, respectivamente. Os frigoríficos Marfrig e JBS têm respectivas altas de 2,52% e 1,75%.

Trump x Biden

Se o ambiente local ainda é de tensão, o exterior também não ajuda, com os mercados globais à espera do primeiro debate entre os presidenciáveis. “O mercado quer entender o que está por vir nas pesquisas, depois do primeiro debate, que devem trazer um recorte mais realista de como está a corrida eleitoral por lá”, diz Abdelmalack.

The post Turbulência interna aumenta busca por empresas dolarizadas; Ibovespa cai appeared first on Exame.

Mission News Theme by Compete Themes.