Press "Enter" to skip to content

Swift, linguagem de programação da Apple, chega ao Windows 10

Em 2018, o Swift entrou para a lista das dez linguagens de programação mais populares do mercado. Apesar disso, desenvolvedores que utilizam o Windows não tinham acesso à linguagem na plataforma. Até agora: nesta semana, os recursos do Swift ganharam versões oficiais para Windows 10.

Swift - WWDC 2015

A linguagem foi apresentada pela Apple na WWDC de 2014 para, tanto quanto possível, substituir o Objective-C no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas macOS e iOS. No ano seguinte, a companhia transformou a linguagem em um projeto open source, o que contribuiu para aumentar a sua popularidade.

Mais desafiador, porém, foi portar a iniciativa para o ambiente do Windows 10. Esse trabalhou consumiu mais de um ano, simplesmente por não ser uma tarefa fácil: foi preciso garantir que o ecossistema básico do Swift (compilador acompanhado de bibliotecas principais e complementares) funcionasse a contento na plataforma da Microsoft.

Deu certo. “Com as bibliotecas core e a interoperabilidade flexível do Swift com o C, agora é possível desenvolver aplicativos no Windows puramente em Swift aproveitando bibliotecas já disponíveis para a plataforma”, diz Saleem Abdulrasool, membro da equipe de desenvolvimento da linguagem — ele é um dos responsáveis por levar o Swift ao sistema operacional da Microsoft.

Calculadora em Swift para Windows

Como demonstração, Abdulrasool desenvolveu uma calculadora simples usando as ferramentas do Swift para Windows e recursos do Visual Studio 2019.

Mas note que esse é um trabalho em andamento. Ainda há um longo caminho para o ecossistema do Swift ser amplamente suportado no Windows. No sistema operacional da Microsoft, ainda não é possível trabalhar com a linguagem usando Package Manager, por exemplo.

O importante é que o trabalho mais pesado já foi feito. Interessados em acompanhar ou colaborar com o projeto podem obter informações no fórum do Swift.

Swift, linguagem de programação da Apple, chega ao Windows 10

Mission News Theme by Compete Themes.