sexta-feira, fevereiro 26

Spotify agora permite que você filtre sua coleção de músicas curtidas

Se você é um heavy user do Spotify, é bem provável que a sua biblioteca de “Músicas Curtidas” seja uma verdadeira bagunça. Afinal, esse recurso foi feito para agrupar qualquer canção individual que você goste e deseje favoritar; no fim das contas, o usuário acaba com uma playlist bastante “eclética”. No caso deste repórter que vos escreve, ela varia de 2Pac, Diana Ross, The Strokes e Chico Buarque.

Pensando em uma forma simples de resolver esse “problema”, o Spotify anunciou, nesta quinta-feira (25), um redesenho da página de músicas curtidas e agora permite que você aplique filtros para que somente as melodias de determinado gênero ou humor sejam reproduzidas. Isso significa que, finalmente, Tom Jobim vai parar de tentar me acalmar enquanto estou na vibe eletrizante do hip-hop dos anos 90.

Imagem: Divulgação/Spotify

A feature foi projetada para ser fácil de usar. A própria plataforma identifica os estilos musicais de cada faixa na biblioteca e cria tags posicionadas na área superior da interface (exemplo: trap, chill, folk, indie e assim por diante). Você pode acionar uma ou várias delas, ajustando temporariamente a playlist de acordo com a ocasião — tal como, é claro, remover todos os filtros para que a biblioteca volte ao estado original.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Infelizmente, por enquanto, a novidade só estará disponível para países que falam a língua inglesa, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul — não há previsão para que a feature seja levada para outras regiões. Ademais, a novidade é exclusiva dos aplicativos para Android e iOS; logo, você não vai encontrá-la no cliente oficial para desktop ou na interface web.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: