Press "Enter" to skip to content

Samsung pode lançar celular com câmera sob uma tela rolável

A saída da LG do mercado de celulares acabou inviabilizando o lançamento do Rollable, que seria o primeiro celular com tela enrolável do mundo. Mas, de acordo com algumas patentes recém-registradas, pode não demorar muito para um smartphone com tal característica chegar às lojas.

Celular com tela enrolável da Samsung vaza com visual semelhante ao da LG Mercado de celulares concentra mais no top 5 com Samsung líder no 1º trimestre Impactos da pandemia e saída da LG podem reduzir mercado de celular do Brasil

A Samsung já trabalha com telas que enrolam há algum tempo, e no início do ano apareceram informações de uma patente de celular com um sistema de deslize duplo. O aparelho em si era consideravelmente parecido com o LG Rollable, mas a documentação mostrava que o desenvolvimento do dispositivo ainda estava em um estágio bastante inicial. Pois bem, a sul-coreana apresentou um bom avanço agora, e já até teria alguns nomes possíveis para seu celular enrolável.

Galaxy Z Slide ou Z Roll

Uma nova patente foi requerida ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em novembro do ano passado e publicada agora, em junho — a primeira havia sido pedida em março de 2020 e publicada em janeiro desse ano. Agora, o documento de 45 páginas foi submetido à Organização Mundial da Propriedade Intelectual.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

A patente descreve um celular com tela enrolável que pode ser usado em sua forma compacta ou com a tela esticada, e o usuário ainda pode desenrolar o visor o quanto quiser, aumentando até 30% a área total. O processo é motorizado e usa molas helicoidais e uma mola longa em forma de placa. Há um rolo de rotação que garante o deslize no sentido correto e trava quando atinge a extensão máxima.

Galaxy Z Roll (ou Slide) tem tela que aumenta a área em até 30% (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Uma mudança visível para a patente anterior é a troca das engrenagens pelas molas helicoidais. O site LetsGoDigital, que encontrou a patente, observou que as engrenagens talvez juntassem mais sujeira e desgaste, por isso a gigante sul-coreana pensou em uma alternativa.

Câmera sob a tela

Outro aspecto descrito na patente é a presença de uma câmera sob a tela, que deve aparecer pela primeira vez em um display flexível em agosto, no Galaxy Z Fold 3. Mesmo que este Galaxy Z Slide ou Z Roll, seja lá como a Samsung resolva chamar, só saia oficialmente em 2022, é uma aposta quase segura dizer que a tecnologia de câmera por baixo do visor já esteja pronta.

Além da câmera de selfies, sensor de luz e proximidade também fica abaixo do painel, localizado no canto superior esquerdo. O documento cita um sensor ToF como opcional, que a Samsung pode ou não adotar caso leve o projeto adiante. O leitor de impressão digital também fica abaixo da tela.

Outras características

Esquematização mais completa do Galaxy Z Slide/Roll (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

O dispositivo tem um conjunto triplo de câmeras na parte traseira, posicionados na vertical, com o flash abaixo. Curiosamente, há um sensor de batimentos cardíacos semelhante ao que a Samsung adotou na linha Galaxy S por muitos anos até o S10, e desde o S20 deixou de incluir em seus celulares. Se o recurso vai retornar ou se é só uma possibilidade, só o futuro dirá.

Ainda não há certeza se o Galaxy Z Roll ou Z Slide será lançado oficialmente, mas os rumores apontam para um lançamento em 2022.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Saiba onde está a estação espacial chinesa e como observá-la no céu noturno John McAfee é encontrado morto na prisão em Barcelona Cientistas cogitam remoção de baço de astronautas para preservar saúde no espaço McDonald’s substitui atendentes humanos do drive-thru por bots em loja nos EUA LG atualiza TVs NanoCell e UHD no Brasil com novos chips, webOS 6.0 e mais

Mission News Theme by Compete Themes.