Press "Enter" to skip to content

Rumor bizarro diz que Apple vai lançar console para competir com o Switch

Depois do Arcade e do Pippin, que muitos preferem esquecer, a Apple estaria preparando uma nova investida no mundo dos games. Pelo menos, é isso que aponta um rumor meio esquisito, publicado em um fórum de tecnologia coreano e corroborado por insiders que, rapidamente, falaram no assunto, apenas para voltarem atrás na sequência. Com o dispositivo, a empresa estaria atrás da fatia de mercado do Nintendo Switch, indicando um possível foco casual e portátil.

De acordo com a publicação, feita por um usuário do fórum coreano Clién, o aparelho teria um chip proprietário diferente dos modelos A utilizados nos smartphones ou M, dos recentes Macbooks. O processador seria totalmente customizado a partir de soluções existentes, mas com foco em aplicações gráficas e, claro, o desempenho necessário para jogos de última geração, com direito a tecnologias como ray tracing e sistemas otimização da GPU.

Como em tudo o que faz, a Apple também estaria apostando alto nessa empreitada, com negociações em andamento com estúdios renomados para o lançamento de jogos e a criação de títulos exclusivos. Um dos nomes envolvidos de forma mais próxima, inclusive, seria o da Ubisoft, que já teria topado trabalhar em um game dedicado à nova plataforma.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Tudo muito bonito, não fossem as próprias características do rumor, publicadas em um fórum por um usuário desconhecido e o fato de alguns insiders notórios sobre assuntos da Apple terem compartilhado o assunto, com algumas publicações apagadas na sequência. Foi o caso de FrontTron, conhecido por ventilar boatos relacionados ao mercado asiático de microprocessadores, que deletou comentários sobre o assunto, ainda que mantendo o link original para a postagem.

Há de se levar em conta, como dito no começo desta reportagem, o fracasso de vendas do Pippin, lançado em meados dos anos 1990 em parceria com a Bandai Namco e considerado, até hoje, um dos maiores fracassos da empresa. Além disso, esta não é a primeira vez nem a última que vemos rumores apontando o envolvimento da Apple com jogos e dispositivos, sendo que o único investimento feito pela companhia nesse sentido nos últimos anos foi, justamente, o Arcade.

O próprio sistema depõe contra a ideia de lançamento de um console próprio, já que a plataforma é voltada para a portabilidade, acessível no iOS, no MacOS e na Apple TV. Fragmentar essa base enquanto investe altos montantes para criar uma nova plataforma em um mercado dominado por Sony, Microsoft e Nintendonão parece um caminho dos mais interessantes para a companhia.

A Apple, como sempre, não se pronunciou sobre os rumores, já que evita comentar sobre especulações desse tipo, principalmente quando elas envolvem o lançamento de produtos vindouros, existam ou não.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.