Press "Enter" to skip to content

Psiquiatra questiona recurso do WhatsApp: “essa pressa é justificada?”

Um recurso muito esperado chegou ao WhatsApp recentemente: a possibilidade de acelerar áudio no mensageiro. O novo botão permite que você ouça mensagens até duas vezes mais rápido, e foi recebido com alvoroço pelos usuários. Mas para a médica psiquiatra Regiane Kunz Bereza, a pressa e a necessidade de acelerar tudo pode ser motivo de alerta.

Como acelerar áudios no WhatsApp
Desconectar-se também é preciso

WhatsApp (Imagem: Webster2703/Pixabay)

“O que a gente precisa pensar é que, apesar da vantagem, se não é mais uma forma de mostrar que tentamos acelerar tudo. Essa pressa é justificada?”, questiona Regiane. A psiquiatra incentiva que as pessoas analisem se a ansiedade está fazendo com que os bons momentos sejam menos aproveitados. “Muitas vezes precisamos que as coisas durem o tempo que elas precisam durar. Qual a necessidade dessa pressa toda?”, reforça.

Uma das preocupações de Regiane é que haja falha na comunicação. Quando ativamos o recurso de aceleração de áudio no WhatsApp, não somente a duração da mensagem é alterada, como também a entonação de voz do remetente, o que pode fazer com que certas nuances passem despercebidas durante a fala.

Brasil tem o povo mais ansioso do mundo, segundo a OMS

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados em 2020, o Brasil é o líder no ranking de países com mais pessoas diagnosticadas com transtornos de ansiedade no mundo – um cenário que vem sendo reportado desde 2017.

Os fatores que contribuem para esses casos raramente podem ser vistos de forma isolada, e a necessidade de resolver tudo de maneira acelerada pode ser um sintoma de que as coisas não estão tão bem como deveriam.

Equilíbrio é a chave, no fim das contas

Fazendo a advogada do diabo, devo dizer que fui uma das pessoas que ficou animada com a possibilidade de acelerar mensagens de voz no WhatsApp. Mas tudo tem sua hora, é claro.

O mensageiro é o mais popular do país – e é usado tanto para lazer quanto para trabalho. O novo recurso tende a ser um alívio para quem precisa resolver rapidamente algumas questões imediatas com pessoas mais prolixas, mas certamente pode ser desligado para uma conversa descontraída com amigos ou com a família.

No fim do dia, a opção de acelerar ou não o áudio no WhatsApp é muito bem-vinda, e o que não pode faltar é o equilíbrio.

E você, o que acha sobre o recurso? Tem usado o botão de acelerar no WhatsApp? Conta pra gente na Comunidade do Tecnoblog.

Tecnocast 195 – Regras (não ditas) de etiqueta no Zap

No Tecnocast 195, Thiago Mobilon, Paulo Higa, Vivi Werneck, Lucas Braga e Paulo Barba discutem algumas regras de etiqueta no uso de comunicadores. Dá o play!

Psiquiatra questiona recurso do WhatsApp: “essa pressa é justificada?”

Mission News Theme by Compete Themes.