Press "Enter" to skip to content

Probenecida: remédio para gota é esperança no combate à covid-19

Um estudo publicado na última sexta (10) na revista científica Scientific Reports, do grupo Nature, revela um medicamento que pode ser esperança para combater a covid-19, que já matou mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo.

Os cientistas descobriram que a probenecida, substância usada no controle da gota (excesso de ácido úrico no sangue), possui propriedades antivirais, podendo ser uma opção no tratamento da infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e por outros vírus, incluindo o da gripe.

+ Medicamento para artrite reduz 38% as mortes por Covid-19, diz estudo  

“Não há realmente nada para combater com segurança o coronavírus. Esse antiviral funciona para todos os vírus respiratórios de RNA que testamos, incluindo o SARS-CoV-2”, afirma o pesquisador Ralph Tripp, da Universidade da Geórgia, nos EUA, um dos autores do estudo, citado pelo site americano de notícias científicas SciTechDaily.

Impedindo a reprodução viral

Como se sabe, os vírus funcionam injetando material genético nas células humanas, que se replicam e produzem mais micro-organismos. A probenecida bloqueia esse processo de replicação, evitando que o vírus infecte novas células.

O estudo recém-publicado descobriu que essa substância, que possui poucos efeitos colaterais, funciona como profilático antes da exposição aos vírus e como tratamento das infecções em cobaias.

Os remédios mais usados atualmente para pacientes com sintomas graves da covid-19 são o antiviral remdesivir e os anticorpos monoclonais, que só podem ser administrados por via intravenosa. E quando um paciente infectado pelo SARS-CoV-2 precisa deles, geralmente é tarde demais.

“Esses tratamentos mostraram alguma eficácia contra o coronavírus, mas são muito caros e muito difíceis de conseguir. Na realidade, há apenas um punhado de opções que podem realmente ser usadas devido ao custo e acesso restrito”, comenta Ralph Tripp ao SciTechDaily.

Por sua vez, a probenecida é amplamente disponível nas farmácias e além de prevenir e tratar a doença, pode aumentar potencialmente a eficácia de outras terapias, segundo os pesquisadores.

Ela já é usada para aumentar a potência de alguns antibióticos, então é possível que o medicamento possa funcionar em conjunto com outros tratamentos para covid-19, afirma o site especializado.

Agora os cientistas estão investigando qual a dosagem ideal de probenecida em humanos. Os testes clínicos do medicamento devem começar dentro de um ano, de acordo com o SciTechDaily.

O post Probenecida: remédio para gota é esperança no combate à covid-19 apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Mission News Theme by Compete Themes.