sábado, fevereiro 27

O que é OneRPM e como usar

OneRPM é uma plataforma voltada para a distribuição digital de músicas. Lançada em 2010, oferece diferentes soluções de gerenciamento para artistas e bandas, com destaque para a distribuição gratuita de músicas para as bibliotecas de serviços de streaming como Spotify, Tidal, Apple Music e Deezer.

Por conta do envio de música para diferentes plataformas de streaming, o OneRPM consolidou-se como uma ferramenta importante para artistas, desde os mais novos até grupos mais populares. O cadastro é gratuito: não há cobrança para criar uma conta ou distribuir uma música, apenas divisão de porcentagem da receita de transmissões.

A lista de recursos não se resume somente à publicação das músicas. A plataforma do OneRPM também traz recursos para marketing, monetização e estatísticas. É possível promover novos conteúdos com pré-lançamentos e acompanhar, com dados atualizados diariamente com número de ouvintes. Há, ainda, uma equipe de suporte para eventuais problemas que apareçam na ferramenta.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Por fim, os usuários da plataforma possuem acesso ao dinheiro gerado pelas transmissões nas plataformas de streaming. O serviço paga 85% dos royalties em streams e 70% na monetização do canal no YouTube, e o depósito é feito através do PayPal ou Payoneer. Confira o passo a passo abaixo para criar uma conta na ferramenta!

OneRPM: como criar conta

Passo 1: abra onerpm.com e clique em “Inscreva-se”;

Página inicial do OneRPM (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, informe endereço de e-mail e senha para criar uma conta;

Preencha com as informações solicitadas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: valide o endereço de e-mail e, em seguida, comece a configurar seu perfil. É possível escolher entre quatro categorias: artista, selo, youtuber ou ouvinte. No caso das três primeiras, é necessário informar um nome artístico. Preencha as informações requeridas e siga com o cadastro;

Adicione informações sobre seu perfil (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: para começar a utilizar o painel de controle, é necessário vincular ao menos um perfil de rede social. Facebook, Instagram, YouTube, VK e Twitter são opções. Clique em um deles e siga as instruções para a conexão;

Escolha uma rede social para conexão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: o painel de controle será liberado ao usuário. Nele, é possível acessar todas as funções disponíveis para o nível DIY da plataforma, incluindo o carregamento de músicas e o acompanhamento do saldo.

Painel de controle do OneRPM (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Seguindo esses passos, é possível começar a distribuir suas músicas para as plataformas de streaming vinculadas ao OneRPM.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: