Press "Enter" to skip to content

Nova tempestade de areia atinge interior de São Paulo; veja vídeo

Municípios do interior de São Paulo voltaram a registrar tempestades de areia nesta quinta-feira. Vídeos publicados nas redes sociais feitos por moradores da região de Ribeirão Preto mostram as cidades cobertas por poeira.

Power BI para Investidores

A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades.  Aprenda a investir com a EXAME Academy

Também foram registradas tempestades de areia nos municípios de Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.

Tempestade de areia em Ribeirão Preto – Avenida do café #eptv #olhaissoeptv pic.twitter.com/X7lCS6oMI1

— Nathalia Carvalho (@nathycarvalho24) October 14, 2021

No último mês, pelo menos outras três tempestades de areia foram registradas. A primeira ocorreu em 26 de setembro. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira. Também houve registro de tempestade de areia no interior de Minas Gerais.

Em 1º de agosto, enormes nuvens de poeira e vento atingiram municípios de quatro estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Na ocasião, o vendaval destelhou casas e prédios, derrubou árvores e provocou até um tombamento de um caminhão na região paulista de Presidente Prudente, uma das mais afetadas.

mais uma nuvem de poeira no meu país ribeirão preto pic.twitter.com/rwbnh37yVF

— mareana pães (@marigpaess) October 14, 2021

Em regiões desérticas como Saara, Sudão e algumas áreas dos Estados Unidos, o fenômeno é conhecido como “haboob” (habb, em árabe, significa vento). No Brasil, não é raro, mas tampouco comum.

A ocorrência de haboob neste ano tem sido provocada pela seca aliada ao início de chuvas da primavera.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Mission News Theme by Compete Themes.