terça-feira, abril 27

“Não acredito que ela vá se meter com a política”, diz Lula sobre chapa com Luiza Trajano

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que apesar de considerar Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, uma empresária maravilhosa, não acredita que ela irá entrar para a política.

Lula ressaltou que ele e a ex-presidente Dilma Roussef têm ótimas relações com Luiza, mas que pela carreira construída pela empresária no setor privado dificilmente ela entraria em uma chapa com ele nas eleições de 2022.

O ex-presidente afirmou também que é contra um governo empresarial, mas a favor de um governo indutor.

“A Petrobras, ela não é uma empresa estatal, ela é uma empresa pública de economia mista com ações na bolsa de Nova York. O Banco do brasil não é um banco estatal é um banco de economia mista, tem ações. Acontece que eu sou contra o governo empresarial, veja, eu vou repetir para ninguém ter dúvida: eu sou contra o governo empresarial. Mas eu sou favorável a um governo que seja indutor do processo de desenvolvimento”, disse Lula.

Questionado se faria privatizações caso fosse eleito novamente, Lula disse que “depende do setor”.

“Os setores estratégicos não serão privatizados. É importante dizer isso. Eu acho que Furnas [uma subsidiária da Eletrobras] não pode ser privatizada, ela pode ser uma empresa de economia mista. A Eletrobras pode ser uma empresa de economia mista, a Caixa Econômica pode ser uma empresa de economia mista. Olha, por que não pode colocar ações e esses bancos serem de economia mista, o Estado ter instrumento de fazer investimento?”, questionou o petista.

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, Lula foi o que se espera dele nesse momento. “Ele coloca a política fiscal como indutora do crescimento, como ele e o PT sempre acreditaram”, diz.

O economista acrescenta que não foi uma surpresa o ex-presidente ter reforçado mais uma vez que não vai privatizar empresas de alguns setores. “Duvido que o capital de qualquer uma dessas empresas mencionadas por ele seja aberto. Seria importante o Congresso acelerar o processo de capitalização da Eletrobras para evitar riscos de que ela continue estatal em 2023.”

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

The post “Não acredito que ela vá se meter com a política”, diz Lula sobre chapa com Luiza Trajano appeared first on InfoMoney.