A LG Innotek — divisão da gigante sul-coreana dedicada a fabricar semicondutores e componentes eletrônicos — anunciou, nesta segunda-feira (8), uma parceria inédita com a Microsoft para desenvolver e comercializar câmeras tridimensionais. Os dispositivos utilizarão duas tecnologias da marca fundada por Bill Gates: infraestruturas na nuvem da Azure e a Time of Flight (ToF), que pode ser traduzida como “Tempo de Voo”.
- Agora é possível gravar objetos em 3D na busca do Google em realidade aumentada
- Pesquisadores criam câmera que grava 100 bilhões de quadros por segundo em 3D
- Rumor | Apple está interessada em tecnologia de câmera 3D da Sony
A tecnologia ToF foi criada especialmente para desenvolver esse tipo de dispositivo. Ela se baseia no cálculo do tempo em que um sinal demora para ir e voltar de um objeto até a câmera; com isso, torna-se possível obter informações precisas a respeito de noções de distância. Com tal capacidade, as câmeras 3D podem ser utilizadas para uma grande variedade de aplicações profissionais, conforme explicado pelas companhias.
No ramo hospitalar, segundo a LG, tais gadgets podem ser usados para medir a postura e forma corporal de um paciente, tal como auxiliar em cirurgias com o auxílio de robótica; na área de logística ou revenda, a tecnologia é útil para análise de estoque e de fluxo de clientes; em plantas industriais, as câmeras podem ser úteis para monitorar e analisar o correto funcionamento de linhas de produção, evitando acidentes.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
“A LG Innotek traz a experiência de ponta em sistemas optoeletrônicos complexos. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à LG Innotek ao nosso ecossistema e acelerar o tempo de comercialização de câmeras 3D. Este é um passo fundamental para fornecer acesso fácil aos desenvolvedores de visão computacional para criar aplicativos de visão 3D”, afirmou Daniel Bar, gerente de incubação de negócios da Microsoft.
De acordo com o comunicado de imprensa, os dispositivos vão mesclar a tecnologia Time of Flight (ToF) e infraestrutura na nuvem da Azure para facilitar tarefas cotidianas em diversos setores, incluindo aplicações hospitalares e plantas industriais
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Estamos 6 bilhões de anos “atrasados” para viver na parte mais segura da galáxia
- Rover Perseverance faz seu primeiro teste de mobilidade no solo de Marte
- INPE divulga as primeiras imagens feitas pelo satélite Amazonia-1 durante testes
- Mi band 6: o que esperar da próxima pulseira da Xiaomi
- Essas podem ser as primeiras evidências de atividade tectônica em um exoplaneta