Press "Enter" to skip to content

Ibovespa recua na contramão do exterior após briga entre Guedes e Maia

A bolsa brasileira recua nesta quinta-feira, 1, na contramão do cenário externo positivo, com o recente desentendimento entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ofuscando o bom humor internacional, com expectativa de novos estímulos nos Estados Unidos e dados positivos. Às 10h30, o Ibovespa, principal índice de ações caía 0,2% para 94.395 pontos.

Briga

Depois de apaziguar o mercado ao descartar a possibilidade de usar recursos de precatórios no programa Renda Cidadã, Paulo Guedes arrumou briga com o presidente da Câmara ao afirmar que as privatizações não estavam andando porque Maia havia feito um acordo com parlamentares de esquerda.

A declaração foi rebatida por Maia, que afirmou que o motivo de as pautas não avançarem é pela falta de base do governo e que Guedes estava tentando tirar o foco do debate sobre teto de gastos. O presidente da Câmara também disse que o ministro estava “desequilibrado” e sugeriu assistir ao filme “A Queda”, que conta a história da derrocada de Adolf Hitler.

“A briga entre Maia e Guedes não nenhum pouco positiva. Ainda há muitas incertezas sobre o lado fiscal do governo. O Renda Cidadã continua pressionando. O programa seria até elevaria o consumo, mas precisaria de uma receita recorrente [para ser financiado]. A própria negativa de Guedes sobre usar recursos de precatórios eleva as desconfianças sobre como estão sendo desenvolvidas as pautas econômicas do governo. Mostra que as decisões estão sendo tomadas sem o aval do Guedes. O mercado olha com cautela para isso.”, afirma Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos.

Natura

As ações da Natura lideram as quedas do Ibovespa, recuando quase 6%, após anunciar que pretende levantar 6 bilhões de reais em oferta global de ações. Parte dinheiro deve ser usado para financiar o crescimento da companhia e processos de integração com a Avon. “Com a operação a Natura dá continuidade à estratégia de expansão global no setor de cosméticos, mas ações, no entanto, podem sofrer alguma instabilidade até o dia 8, quando será definido o preço da oferta.

Exterior

Apesar do cenário interno turbulento, o exterior segue positivo, com expectativa de novos estímulos nos Estados Unidos. Dados da maior economia do mundo também contribui para o bom humor dos investidores globais.

Divulgado nesta manhã, os pedidos semanais de seguro desemprego ficaram abaixo das expectativas, em 837.000 ante 850.000 esperados. O número foi o menor desde o início dos impactos da pandemia no mercado de trabalho americano, em meados de março.

The post Ibovespa recua na contramão do exterior após briga entre Guedes e Maia appeared first on Exame.

Mission News Theme by Compete Themes.