Press "Enter" to skip to content

Grupo leva valores do empreendedorismo para escolas

Levar os valores, teorias e habilidades de liderança e empreendedorismo para os colégios de todo o Brasil: este é o objetivo do grupo Liderança nas Escolas (LNE), que atua com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A ideia é a de construir uma sociedade mais livre e próspera, permitindo que as futuras gerações sejam protagonistas das suas carreiras. Em entrevista ao Instituto Millenium, o diretor-executivo do LNE, Giovanni Justino, falou um pouco mais sobre esse trabalho. Ouça o podcast!

Justino contou que a iniciativa surgiu como um projeto dentro da comunidade “Students for Liberty”, a partir da percepção de que os estudantes não tinham a cultura do empreendedorismo na sala de aula. “O criador do Students for Liberty, André Freo, entrou na Universidade Federal de Santa Maria, participou de uma aula, e o professor perguntou qual futuro os alunos queriam. A maioria respondeu que desejava seguir carreira no setor público. Ele ficou surpreso ao saber que os alunos ainda tinham essa visão, e buscou maneira de ir às escolas de ensino médio para mostrar oportunidades para os jovens. Daí surgiu o LNE, que com o tempo se expandiu e se tornou uma organização independente”, disse.

Leia também
Metodologia reinventa o ensino da matemática
+praTI: plataforma estimula a capacitação na tecnologia da informação

O organizador do LNE destacou, ainda, que um grande projeto de reestruturação começou a ser montado em 2019, para execução neste ano. No entanto, a pandemia do Coronavírus, assim como fez com toda a sociedade, também fez Giovanni mudar de planos. O grupo também se adaptou ao “novo normal”: capacitação dos coordenadores e grande investimento em webinários transmitidos pelo YouTube. O último evento aconteceu no último dia 24, quando a CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, falou sobre o trabalho do Imil na difusão do liberalismo e sobre a importância das reformas para o futuro do país. Clique e assista!

Nomes como Ubiratan Iorio, Helio Beltrão, Alex Cantarino e Luiz Guilherme Priolli também participaram do projeto. De acordo com Giovanni Justino, estes webinários buscam mostrar que liderança e empreendedorismo são dois conceitos que andam lado a lado. “Buscamos aprimorar estes conceitos, mesclando um pouco o conteúdo dos convidados e a capacitação, para que as pessoas não apenas tenham maior afinidade com os nossos valores, mas também adquiram um conhecimento que será essencial para as suas vidas”, pontua.

+ Millenium Analisa: Educação e Desenvolvimento – A formação do capital humano no Brasil

Ao destacar a importância de levar à base do ensino esses conceitos, o diretor-executivo do LNE afirmou que as lideranças jovens são o futuro do país. “Quando a gente fala em Educação, há um dado preocupante. O Brasil investe 6% do PIB na área, enquanto países da OCDE investem 5%. No entanto, de 77 países analisados, o Brasil fica na posição de número 57 no Pisa. Quando se debruça sobre a análise, se chega à conclusão de que existe a ausência de incentivo da motivação dos alunos brasileiros e carência de habilidades e competências. Isso é reflexo de uma dinâmica de ensino obsoleta, oriunda do início da Revolução Industrial, e completamente descolada da realidade contemporânea, não ensinando mecanismos que são essenciais no século 21. Então, o ensino de habilidades é fundamental para que as pessoas possam ser protagonistas de suas vidas e suas carreiras”, destacou.

Eu construo a minha história!

O projeto Liderança nas Escolas vai em linha com o que o Instituto Millenium vem mostrando nos últimos dias: você é responsável por construir a sua história! Estamos mostrando exemplos de brasileiros que, com trabalho, esforço e determinação, conseguem superar obstáculos, vencer desafios e conquistar sucesso profissional e satisfação pessoal.

Recentemente, mostramos a história da Letícia Lavim, que, aos 20 anos, investiu em um modelo inovador de e-commerce que já está trazendo resultados. Outro exemplo de sucesso é Nico Matos. Nascido e criado na zona leste de São Paulo, ele se tornou incorporador e sócio da MCP Realty, empresa de destaque no setor imobiliário. A satisfação pessoal a partir do trabalho é o caso do Ari, cabeleireiro que contou pra gente a importância de se amar o que faz. E é o caso de tantas pessoas que se esforçam dia a dia e conquistam seus objetivos. Porque cada um constrói a sua história e ajuda o país a crescer!

The post Grupo leva valores do empreendedorismo para escolas appeared first on Exame.

Mission News Theme by Compete Themes.