quarta-feira, março 3

Governo federal deve comprar 100 milhões de doses da Pfizer, diz site

Vacina contra Covid-19 da Pfizer (REUTERS/Dado Ruvic)

SÃO PAULO – O governo federal deve anunciar a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer nesta quarta-feira (3), segundo fontes ouvidas pela coluna Radar, da revista Veja. O acordo teria sido fechado nesta quarta-feira (3) e deve ser divulgado em breve pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A previsão é de que as 100 milhões de doses da vacina garantidas pela compra sejam entregues ao longo do ano.

A TV Globo também relata que integrantes da cúpula do governo teriam informado que o acordo foi realizado nesta quarta. Segundo a emissora, os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da semana que vem, com determinação da quantidade de doses a serem entregues.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já havia confirmado que a elaboração do contrato com a Pfizer estava em andamento e que o Ministério da Saúde está em negociações com a Janssen na tarde de hoje, em reunião com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Compra da Vacina Pfizer

Considerado um dos imunizantes de maior eficácia no mundo até o momento, a vacina da Pfizer enfrentava a resistência do governo em razão de cláusulas que previam a transferência de responsabilidade — barreira que parece ter sido eliminada.

A vacina da Pfizer/BioNTech está sendo aplicada nos Estados Unidos e no Reino Unido desde dezembro, além de ser o imunizante mais usado em Israel.

No Brasil, a vacina recebeu aprovação definitiva da Anvisa no último dia 23 de fevereiro e é a única que conta com esse tipo de aval. As vacinas CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, e a de Oxford, que tem parceria com a Fiocruz, possuem apenas autorização para uso emergencial, apesar de serem os dois únicos imunizantes que estão sendo aplicados na população brasileira.

Em curso gratuito, analista Pamela Semezzato explica como conseguiu extrair da Bolsa em um mês o que ganhava em um ano em seu antigo emprego. Deixe seu e-mail para assistir de graça.

The post Governo federal deve comprar 100 milhões de doses da Pfizer, diz site appeared first on InfoMoney.