Press "Enter" to skip to content

Google lança versão em português de app que ensina programação

Os brasileiros agora contam com mais uma opção para aprender programação. O Google anunciou, nesta terça-feira (8), o lançamento do Grasshopper no Brasil e em português, aplicativo que ensina a montar sites, criar animações, entre outras técnicas. A plataforma gratuita pode ser acessada pelo computador ou pelo app para celulares.

9 sites para aprender a programar de graça
Veja em quais sites procurar cursos online gratuitos

Grasshopper é um aplicativo do Google que ensina programação de graça (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

App do Google que ensina programação chega ao Brasil

O aplicativo foi criado em 2018 por funcionários do Google em sua incubadora interna, conhecida como Area 120. A plataforma chegou para ensinar programação de um jeito mais simples que abrange até quem é iniciante na área. Já o nome Grasshopper é uma homenagem à Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.

As aulas são realizadas através de uma metodologia interativa. Assim, o usuário consegue aprender com ajuda de quebra-cabeças visuais, entre outros recursos. A plataforma permite que as pessoas tenham acesso a lições sobre como criar animações com JavaScript, resolver problemas com códigos e até construir sites com HTML e CSS.

É o caso do exemplo abaixo. Nesta lição, a plataforma ensina a desenhar a bandeira do Gabão. No lado esquerdo, há um painel com as instruções. Ao centro, encontram-se as linhas de código e as opções para montar o quebra-cabeça. No lado direito, o usuário consegue ver a sua criação em ação depois de apertar em “Executar código”.

Aula interativa no Grasshopper (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

“O Grasshopper tem como missão remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação”, anunciaram. “O aplicativo faz parte da iniciativa Cresça com o Google, que reúne uma série de programas do Google para o desenvolvimento de pessoas e negócios”.

O Grasshopper pode ser acessado tanto pelo computador (grasshopper.app) quanto pelo celular. No segundo caso, o aplicativo da plataforma está disponível para Android (play.google.com) e para iOS (apps.apple.com). Mas o app para iPhone ainda não apresenta as informações em português.

Google lança versão em português de app que ensina programação

Mission News Theme by Compete Themes.