Press "Enter" to skip to content

Google é mais uma vez acusado de monopólio do Android, agora na Índia

Power BI para Investidores

Após uma investigação que começou em 2019, a Comissão de Concorrência da Índia (CCI) acusa o Google de abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais móveis no país. Segundo o relatório do processo, a empresa inibe a competitividade e a inovação ao impor contratos unilaterais a fabricantes de aparelhos e desenvolvedores de aplicativos.

6 curiosidades sobre as buscas do Google que você provavelmente não sabia Bilhões de Androids antigos vão ganhar um importante recurso de privacidade Google explica como o site trabalha para entregar exatamente o que você busca

As criadoras de celulares têm de assinar um acordo que determina que os apps e serviços para Android sejam pré-instalados em seus dispositivos. Nessas negociações, o Google oferece uma divisão de receitas lucrativa, o que faz os parceiros preferirem manter um ecossistema de serviços e aplicativos da marca.

Imagem: Reprodução/Pexels/PhotoMIX Company

Essa ação afeta os competidores do segmento de buscas, já que o app do Google Search é colocado na tela inicial de todos os equipamentos que usam o sistema operacional Android. Isso impede que os concorrentes superem a vantagem competitiva da empresa.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Os contratos unilaterais impostos pelo Google garantem que o consumidor use os produtos e serviços da companhia — e ela mantenha seu domínio. Se for condenada, a empresa pode ter de abandonar as práticas que a CCI considera anticompetitivas.

Outros processos

O Google enfrenta investigações antitruste em várias partes do mundo — como EUA, Europa, Japão e Coreia do Sul. Na semana passada, autoridades da Coreia do Sul multaram a empresa em US$ 177 milhões por bloquear versões personalizadas do Android.

Em comunicado à Android Central, a companhia informa que o Android permitiu que milhões de cidadãos indianos se conectassem à internet ao tornar os aparelhos de celular mais baratos. “Queremos demonstrar à CCI que o Android levou a mais competitividade e inovação, não menos.”

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Sem alarde, Firefox testa mudança histórica e surpreende usuários Correios leiloa notebooks e celulares entre 61 mil itens devolvidos “Usina portátil” pode recarregar no sol e promete abastecer uma casa inteira O que acontecerá com o Sistema Solar após a morte do Sol? FBI alerta sobre falha crítica em software usado por grandes empresas

Mission News Theme by Compete Themes.