Press "Enter" to skip to content

Google Chat e Workspace são liberados para todos de forma oficial

Os recursos de colaboração do Google Workspace serão levados a mais pessoas. A gigante de buscas anunciou, nesta segunda-feira (14), que vai liberar o Google Chat e as ferramentas de sua suíte de escritório a todos os usuários. A companhia também estreou um novo plano do Workspace para proprietários de pequenas empresas.

Como usar o Google Docs [7 super dicas e truques rápidos]
Como ser mais produtivo usando o Google Workspace [Google Apps]

Google Chat dentro do app do Gmail para Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As novidades estão disponíveis a todas as contas do Gmail. Agora, os usuários poderão contar com as ferramentas do Workspace, incluindo as novidades do Smart Canvas, revelado durante o Google I/O 2021. Isto não somente incluirá mais recursos, como incrementará a colaboração em projetos feitos entre amigos, família e afins.

Com a mudança, o Google Chat também chegou às contas gratuitas. Tanto pelo celular quanto pelo computador, será possível ingressar em conversas pela plataforma. As Salas (Rooms) também estarão disponíveis, com direito a abas no bate-papo para visualizar os arquivos compartilhados no chat e as tarefas do grupo.

A novidade já pode ser ativada nas duas plataformas. No Android e iOS, basta acessar as configurações do app, escolher uma conta para habilitar o serviço e, em “Geral”, marcar a opção para mostrar a guia de chat e salas. Saiba como ativar o Google Chat no Gmail pelo computador a seguir:

Acesse o Gmail (gmail.com) pelo computador;
Clique na engrenagem para expandir o menu;
Acesse a opção “Ver todas as configurações”;
Vá em “Chat e Meet”;
Em “Chat”, escolha a opção “Google Chat” no lugar de “Hangouts clássico” ou “Desativado”;
Salve as alterações.

Após a habilitação, as opções para usar o Chat serão apresentadas no painel lateral. Também é possível alterar o posicionamento da aba da esquerda para a direita nas configurações. No canto superior direito, o usuário ainda contará com uma opção para alterar o status de automático para não perturbe ou ausente.

O Google ainda introduziu o Spaces (Espaços, em tradução livre), que levará recursos como encadeamento em tópicos, reações com emojis e mais. “Vamos evoluir os Rooms para transformá-lo em Spaces e apresentar uma interface de usuário simplificada e flexível que ajuda você a ficar por dentro de tudo o que é importante”, anunciaram.

O Spaces chegará aos usuários ao longo dos próximos meses.

Interface do Spaces (Imagem: Reprodução/Google)

Google Workspace ganha plano para pequenas empresas

O Workspace confere diversas ferramentas para que as empresas tenham mais colaboração em suas atividades. Mas a companhia quer ir além: o Google também anunciou o Workspace Individual. A plano é uma opção a quem quer ter acesso aos recursos do serviço, mas não possui ou não quer utilizar um domínio próprio no e-mail.

A ideia é oferecer as vantagens da plataforma aos proprietários de pequenas empresas. “A solução oferece recursos premium, incluindo serviços de reserva inteligente, videoconferências profissionais, marketing por e-mail personalizado e muito mais a caminho”, afirmaram.

A plataforma estará disponível no Brasil, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão e México em breve. O Google, porém, ainda não informou o preço da assinatura do serviço aos brasileiros. Atualmente, a mensalidade do Workspace custa a partir de R$ 24,30 (Business Starter) e vai até R$ 81 (Business Plus). Os valores do Enterprise são definidos pela equipe de vendas da empresa.

Com informações: Google (1 e 2) e The Verge

Google Chat e Workspace são liberados para todos de forma oficial

Mission News Theme by Compete Themes.