Press "Enter" to skip to content

Fed pode iniciar processo gradual de redução do programa de compra de títulos em meados de novembro, mostra ata do Fomc

SÃO PAULO – Os integrantes do Federal Reserve destacaram que, caso haja o anúncio sobre o início do programa de redução de estímulos na próxima reunião do comitê, em novembro, o processo pode ser iniciado em meados do próximo mês ou em meados de dezembro, de acordo com a ata da última reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), divulgada nesta quarta-feira (13).

Power BI para Investidores

O Fed discutiu um plano para reduzir o programa de compra de ativos em US$ 15 bilhões ao mês, mostra o documento, mas “diversos” integrantes do comitê mostraram preferência por uma redução mais rápida.

A avaliação é de que, desde que a recuperação econômica permaneça, um processo de tapering gradual a ser concluído em meados do próximo ano seria provável.

Em decisão do último dia 22 de setembro, o Federal Reserve manteve por unanimidade a taxa básica de juros dos Estados Unidos próxima de zero (entre 0% e 0,25%) em decisão do comitê de política monetária. Contudo, indicou que os aumentos das taxas podem ocorrer um pouco mais cedo do que o esperado pelos integrantes do comitê na reunião anterior.

Junto com os movimentos amplamente esperados, as autoridades do Fomc indicaram que começarão a retirar parte do estímulo que têm fornecido durante a crise da Covid-19, mas sem sinalizar em que momento farão isso.

Já havia uma expectativa de que o cronograma do chamado “tapering”, ou a perspectiva para redução do programa de compra ativos pela autoridade monetária, que está atualmente na ordem de US$ 120 bilhões por mês, fosse anunciado somente na próxima reunião, de novembro.

O relatório de emprego de setembro, divulgado na sexta-passada (8) mostrou uma criação de vagas abaixo do esperado, mas não mudou as expectativas do anúncio do tapering de novembro, com algumas autoridades do Fed reforçando nos últimos dias a defesa por um anúncio no mês que vem.

Os integrantes do comitê ainda reafirmaram que o padrão de “substancial avanços” em relação às suas aquisições de ativos está distinta dos critérios fornecidos em suas orientações para a taxa de juros, com condições mais fortes a serem cumpridas sobre a recuperação da economia antes das taxas serem elevadas.

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

Mission News Theme by Compete Themes.