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Facebook suspende 39 milhões de posts de clientes da mLabs, sócia da Stone

O Facebook derrubou 39 milhões de posts feitos por meio do publicador da mLabs, empresa que presta serviços de gerenciamento de mídias sociais. A startup, que é sócia da Stone, afirmou que seu aplicativo foi retirado do ar na noite de quinta-feira (10), sem aviso prévio. De acordo com a rede social, a mLabs teria violado os termos de uso do Facebook e do Instagram. A decisão afetou mais de 330 mil páginas que usavam a ferramenta.

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Ícone do Facebook (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Além dos posts perdidos, o Facebook também desativou as páginas oficiais da mLabs em sua plataforma e no Instagram. Após contato da mLabs, o Facebook teria informado o motivo da suspensão: a violação dos termos de uso da plataforma ao pedir login para realizar o agendamento de posts no Instagram Stories.

O fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso, afirmou ao NeoFeed que o próprio usuário concede a permissão para que esses dados sejam utilizados. Kiso lembrou ainda que o Facebook havia comunicado em janeiro que entendia a importância do agendamento de posts para empresas, e que iria liberar APIs para realizar esse procedimento via apps de terceiros facilmente.

O empresário também criticou a ação do Facebook que além de prejudicar a empresa, deixou muitos de seus clientes desamparados. Muitos profissionais perderam semanas de planejamento – o que pode ter um impacto ainda maior se considerarmos a proximidade com o Dia dos Namorados, uma data comercialmente importante.

A mLabs cogita apelar para a Justiça americana

A decisão da punição teria sido tomada nos Estados Unidos e, por isso, haveria pouca brecha para reverter a situação. A mLabs já entrou em contato com advogados no país e não descarta recorrer à Justiça americana para evitar mais prejuízos e até mesmo a falência da empresa.

Ao Tecnoblog, o Facebook enviou a seguinte nota:

“A mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários. Em função da violação das políticas do Facebook e do Instagram, nós suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços, resultando na queda temporária do conteúdo criado utilizando a plataforma deles. Agimos rapidamente e estamos restaurando as publicações afetadas. As marcas podem continuar a publicar conteúdo no Facebook e Instagram utilizando prestadores de serviços que usam tecnologias em conformidade com nossas políticas.”

Com informações: NeoFeed e Folha de S. Paulo.

*Texto atualizado em 11/06/2021 às 20h41 para incluir o posicionamento do Facebook

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