sexta-feira, março 5

EUA criam 379 mil postos de trabalho em fevereiro, bem acima do esperado; desemprego vai a 6,2%

SÃO PAULO – A economia dos Estados Unidos criou 379 mil postos de trabalho em fevereiro, segundo relatório de emprego (conhecido como Payroll) divulgado nesta sexta-feira (5). A taxa de desemprego, por sua vez, caiu de 6,3% para 6,2%.

A expectativa, segundo pesquisa da Reuters, era de que a economia americana mostrasse a criação de 182 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado. Já a previsão para a taxa de desemprego era de manutenção em 6,3%.

A geração de vagas em janeiro foi revisada para cima, passando de criação de 49 mil vagas para 166 mil.

O crescimento de vagas de emprego havia diminuído nos últimos dois meses em meio a um aumento nos casos de coronavírus e novas paralisações impostas pelo governo durante o inverno do país. Ainda assim, a maioria dos indicadores econômicos continuou a registrar avanços.

Membros do Federal Reserve têm observado os números dos empregos de perto: a autoridade monetária indicou não aumentar as taxas de juros até ver os ganhos se espalhando por renda, gênero, mesmo que isso signifique arriscar uma inflação mais alta.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou essa posição na quinta-feira, dizendo que não prevê que a economia dos EUA atinja as metas em nenhum momento deste ano.

Apesar do ganho de fevereiro, o mercado de trabalho ainda tem um longo caminho a percorrer, com milhões de trabalhadores ainda em busca de emprego. Indicadores recentes mostram que as ofertas de empregos continuam aumentando, mas ainda a uma taxa bem abaixo do necessário para uma recuperação total.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

The post EUA criam 379 mil postos de trabalho em fevereiro, bem acima do esperado; desemprego vai a 6,2% appeared first on InfoMoney.