segunda-feira, março 8

Estudos preliminares apontam eficácia de vacina da AstraZeneca contra variante de Manaus, diz Fiocruz

Frasco e seringa em frente ao logo da AstraZeneca em foto de ilustração 11/01/2021 REUTERS/Dado Ruvic

RIO DE JANEIRO – Estudos preliminares apontam que a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford é eficaz contra a variante de Manaus do coronavírus, afirmou nesta segunda-feira o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma.

Zuma, que dirige a unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos, confirmou em entrevista coletiva informação antecipada com exclusividade pela Reuters na sexta-feira.

O resultado do estudo, que é realizado pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford com base em amostras enviadas pela Fiocruz, deve ser divulgado ainda nesta semana, segundo Zuma.

A variante do coronavírus originada em Manaus, chamada de P.1., vem sendo apontada como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil neste ano, na contramão do que tem ocorrido no mundo.

A Fiocruz firmou parceria com a AstraZeneca para o envase e futura produção integral da vacina contra Covid-19 no Brasil. Até o momento, 4 milhões de doses da vacina importadas prontas da Índia estão sendo aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

A expectativa da Fiocruz é que as primeiras doses da vacina envasadas no Brasil sejam entregues ao Ministério da Saúde a partir de meados deste mês.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

The post Estudos preliminares apontam eficácia de vacina da AstraZeneca contra variante de Manaus, diz Fiocruz appeared first on InfoMoney.