Press "Enter" to skip to content

Dieta rica em vegetais pode prevenir e reduzir a gravidade da covid-19

É sabido que problemas metabólicos como obesidade e diabetes tipo 2 estão associados a um risco aumentado de covid-19, bem como ao aumento da gravidade da doença. Agora, um estudo publicado na última terça (7), na revista científica Gut, revela que seguir uma dieta rica em vegetais pode proteger contra o coronavírus (SARS-CoV-2).

Curiosamente, como mostra o jornal americano The Harvard Gazette, os efeitos benéficos da dieta baseada em alimentos saudáveis, especialmente plantas, são mais relevantes em pessoas que vivem em regiões mais pobres.

+ Não basta deixar de comer para emagrecer; qualidade dos alimentos é essencial

No estudo, os pesquisadores examinaram dados de 592.571 participantes do estudo Covid-19 Symptom Study, que usa aplicativo para celulares. Os voluntários eram do Reino Unido e dos EUA e foram acompanhados de 24 de março a 2 de dezembro de 2020.

No início do estudo, os participantes preencheram um questionário sobre hábitos alimentares antes da pandemia. A qualidade da dieta foi avaliada por meio de uma pontuação baseada em vegetais saudáveis, como frutas, verduras e legumes, explica o jornal.

Durante o acompanhamento, 31.831 participantes desenvolveram covid-19. Em comparação com os indivíduos que tinham as piores dietas, aqueles que comiam mais vegetais apresentaram um risco 9% menor de desenvolver a infecção por coronavírus e 41% menos chance de apresentar sintomas graves.

“As descobertas foram consistentes mesmo levando em conta uma série de fatores como comportamentos saudáveis, determinantes sociais da saúde e taxas de transmissão de vírus na comunidade […] Nosso estudo sugere que os indivíduos também podem reduzir potencialmente o risco de ter covid-19 ou apresentar resultados ruins prestando atenção à dieta”, comenta o pesquisador Andrew Chan, da Universidade de Harvard, nos EUA, um dos autores do estudo, citado pelo The Harvard Gazette.

Os pesquisadores descobriram ainda que a relação entre dieta e risco ou gravidade da covid-19 se mostrou maior em populações com problemas socioeconômicos.

De acordo com o periódico americano, se as pessoas que vivem em regiões mais pobres seguirem uma dieta rica em vegetais, passam a ter os mesmos benefícios na prevenção e na redução da gravidade da infecção causada pelo SARS-CoV-2.

Os resultados também sugerem que estratégias de saúde pública que melhorem o acesso a alimentos saudáveis podem ajudar a reduzir a contaminação na pandemia de covid-19.

É importante lembrar que esse estudo é observacional e levou em conta os dados apresentados pelos voluntários, não tendo, portanto, relação de causa e efeito.

O post Dieta rica em vegetais pode prevenir e reduzir a gravidade da covid-19 apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Mission News Theme by Compete Themes.