Press "Enter" to skip to content

CVC diz ter restaurado parte de seus sistemas comprometidos em ataque ransonware

Power BI para Investidores

Depois de uma semana complicada, a CVC informou na segunda-feira (11) que está obtendo progresso em suas tentativas de reestabelecer seus sistemas sequestrados em 2 de outubro por um ataque de sequestro virtual (ransomware). A informação vem de um comunicado da empresa para o mercado, assinado pelo diretor financeiro e de relações com investidores, Marcelo Kopel.

Setores de viagens e lazer entram na mira de cibercriminosos no Brasil Novo golpe virtual exige resgate para a não divulgação pública de dados roubados 7 em cada 10 brasileiros se informa por redes sociais — e isso afeta a segurança

No comunicado, a CVC afirma que conseguiu restaurar parcialmente a funcionalidade dos dados relativos à contabilidade, contas a pagar e Enterprise Resource Planning (ERP, na sigla em inglês). Sistema de gestão que permite acesso fácil e integrado aos dados de uma empresa). A companhia também afirmou, na nota, que os esforços para mitigar os danos para seus clientes e parceiros, e as tentativas de recuperação dos demais sistemas continuam.

Por fim, o comunicado da CVC também reafirma que, até o presente momento, não foi identificado qualquer vazamento de dados de terceiros por conta deste ataque. Confira a nota, na íntegra, a seguir:


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

“A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (“Companhia” ou “CVC Corp”), informa aos acionistas e ao mercado em geral, em continuidade às informações já divulgadas por meio dos Comunicados ao Mercado de 4 e 7 de outubro de 2021 e do Fato Relevante de 8 de outubro de 2021, que a Companhia obteve progresso no reestabelecimento dos sistemas afetados em função do ataque de ransomware sofrido em seu ambiente de tecnologia, em 2 de outubro de 2021, restaurando parcialmente a funcionalidade daqueles relativos à contabilidade, contas a pagar e o ERP (enterprise resource planning).

A Companhia permanece se esforçando, junto com seus assessores especializados, para restaurar integralmente seu ambiente de tecnologia, bem como para mitigar os efeitos do incidente sobre seus clientes e parceiros.

A Companhia esclarece que, até o momento, não foi identificado qualquer vazamento de dados da Companhia, suas controladas, seus clientes e/ou seus parceiros, incluindo quaisquer dados pessoais.

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca deste assunto.”

Até a publicação desta matéria, as vendas de passagens e pacotes turísticos da CVC continuam suspensas, causando um prejuízo diário de R$ 30 milhões para a empresa e seus franqueados. 

Criminosos miram setor de lazer & viagens

Conforme noticiado pelo Canaltech em 4 de outubro, o Submarino Viagens e a CVC, empresas pertencentes ao mesmo grupo, foram alvos de um ataque virtual . As empresas confirmaram em um comunicado enviado ao mercado em 6 de outubro que seus sistemas foram sequestrados e que os criminosos estão cobrando resgate para liberá-los, configurando um ataque de sequestro virtual, o famoso ransomware. Segundo fontes do site Diário do Grande ABC, a taxa para a liberação dos sistemas exigida pelos criminosos seria de R$ 11 milhões em criptomoedas. 

O ataque ransomware na CVC é um indicativo das mudanças de foco dos criminosos virtuais, que começam a mirar no setor de lazer e viagens. Segundo informações divulgadas em relatório da TransUnion, referente ao período de julho até setembro de 2021, globalmente, os crimes virtuais que têm como alvo esse mercado foram um dos que mais aumentaram em volume durante o trimestre, com um crescimento de 155,9%. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Einstein estava errado e Big Bang não é o começo do universo, diz esta teoria Microsoft Excel resolve um dos problemas mais antigos e irritantes do programa Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro? Volkswagen Gol sofre novo aumento e preço fica absurdo; veja quanto custa Os 10 animais mais bonitos do mundo

Mission News Theme by Compete Themes.