sexta-feira, maio 7

Como usar Live Photos como papel de parede no seu iPhone

O recurso de Live Photos do iPhone funciona como a gravação de um minivídeo, são frações de segundos de antes e de depois do momento exato em que a foto foi de fato tirada, e que são captados e registrados juntos à foto – por isso, são comumente chamadas de fotos “ao vivo”.

E existe uma possibilidade pouco conhecida pelos usuários do iOS: configurar para que a sua Live Photo se torne o papel de parede do seu celular, assim como os planos de fundo “ao vivo” que o próprio sistema do iOS tem trazido em suas atualizações nos últimos anos.

Entretanto, o recurso não funciona quando o iPhone está bloqueado, mas é sempre bom relembrar que o Face ID age de maneira praticamente instantânea para desbloquear o seu celular. Desta forma, assim que você olhar para o seu aparelho, o cadeado de bloqueio já deve se abrir e você pode ativar o recurso da sua Live Photo como papel de parede sem mais problemas.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Outro detalhe importante é que o recurso também não funciona na tela inicial do iPhone, pois, para ativar o movimento da sua foto “ao vivo”, você precisa clicar e segurar o clique na tela, e esta ação na Tela de Início abre o modo edição de apps e páginas da interface. Sendo assim, a Live Photo na tela inicial se torna apenas uma foto estática, que seria o mesmo que qualquer outra foto comum usada como papel de parede.

Entenda no tutorial abaixo como usar suas Live Photos como papel de parede no seu iPhone:

Passo 1: entre em Ajustes do seu iPhone. Procure e clique na opção de “Imagem de Fundo”.

Vá em Ajustes > Imagem de Fundo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: clique na opção do topo, “Escolher Nova Imagem de Fundo”.

Clique para escolher uma nova imagem de fundo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: dentre as opções de álbuns do rolo da câmera, entre em “Live Photos”.

Entre no álbum de Live Photos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: escolha qual o arquivo de Live Photo que você gostaria de colocar como papel de parede do seu iPhone.

Selecione qual Live Photo deseja usar como papel de parede. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: nos ícones do rodapé, confirme que a função de “Live” está ativada para utilizar a sua foto “ao vivo” com movimentos gravados.

Confirme que a função de Live Photo está ativada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

No entanto, caso prefira, você pode também desativar a função de “Live” e utilizar a sua Live Photo apenas como uma foto estática, sem movimentos.

Caso prefira, desative e use a Live Photo como uma foto estática. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: com a função de “Live” ativada, clique na foto e segure o clique por alguns segundos para ativar o movimento da sua Live Photo.

Clique e segure para ver os movimentos da sua Live Photo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: caso não esteja bem enquadrada, ou esteja cortando algum detalhe importante, utilize a função de “Mover e Redimensionar”, também nos ícones do rodapé, e ajuste o corte dos movimentos da sua Live Photo para dentro da moldura do papel de parede, conforme sua preferência.

Caso precise, opte por ajustar o corte da sua Live Photo para dentro da moldura do papel de parede. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: quando estiver tudo pronto, clique em “Definir”, no canto inferior direito.

Para finalizar, clique em Definir. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: escolha se prefere que a sua Live Photo apareça apenas na Tela Bloqueada, apenas na Tela de Início, ou em ambas as telas.

Importante: lembrando que os movimentos da Live Photo não podem ser ativados na Tela de Início, de modo que, nesta interface, será exibida apenas a foto estática. Isso acontece porque, ao clicar e segurar o clique na Tela de Início, você ativa o modo edição de apps e páginas da tela inicial do seu iPhone.

Defina se a Live Photo deve aparecer também na sua Tela de Início como uma foto estática ou não. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: e pronto! Para testar a sua Live Photo, vá até a Tela de Bloqueio do seu celular – que vai instantaneamente se desbloquear com o Face ID – e segure o clique em cima do seu papel de parede. Em uma fração de segundos, você vai ativar os movimentos da sua foto “ao vivo”.

Importante: conforme mencionado, quando o iPhone estiver bloqueado, o clique no papel de parede não vai ativar os movimentos da Live Photo – apenas quando estiver desbloqueado.

Teste os movimentos da sua Live Photo como papel de parede do seu iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: