Press "Enter" to skip to content

Como tirar fotos noturnas no iPhone

Por muito tempo, o flash foi o único recurso disponível para tirar boas fotos mesmo em ambientes escuros ou durante a noite, até a apresentação do Modo Noite no iOS 14, no final de 2020.

Como tirar o efeito de câmera espelhada do iPhone 5 formas de abrir a câmera do iPhone Como usar o Modo Retrato no iPhone e iPad

Com o Modo Noite, você pode definir o tempo de captura – o que exige manter suas mãos e o foco da câmera estáticos enquanto o clique da foto é disparado – e determinar a claridade que deseja em sua fotografia. O recurso permite tirar fotografias com tons muito mais naturais e vibrantes do que seria com a utilização do flash.

Como desativar a câmera espelhada do iPhone Como alterar a resolução e formato de vídeo no seu iPhone Como desativar o recurso Live Photos no iPhone

Na grande maioria das vezes, o Modo Noite já será automaticamente ativado pelo aplicativo da Câmera, assim que o iPhone detectar uma necessidade da utilização deste modo para sua foto de acordo com a quantidade de luz no ambiente.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Aprenda no tutorial abaixo a utilizar o Modo Noite para tirar fotos noturnas pela câmera do seu iPhone:

Passo 1: abra o aplicativo da Câmera do seu iPhone em um ambiente escuro ou durante a noite. Você vai notar o ícone do Modo Noite no topo esquerdo da tela, ao lado direito do ícone de flash – provavelmente o modo já estará ativado na cor amarela, sinalizando um número de 1, 2 ou 3 segundos do tempo de captura, o que significa que o iPhone identificou a necessidade do recurso para clarear a fotografia que você deseja tirar.

Modo Noite do iOS ativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: caso não esteja ativado, você verá o ícone do modo no mesmo local, ao lado direito do ícone de flash, mas apagado desta vez.

Modo Noite do iOS desativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: independentemente do recurso estar ativado ou desativado, clique em seu ícone. Você vai notar que uma barra de controle do Modo Noite vai se abrir logo acima do botão de disparo da fotografia. Caso esteja desativado, estará sinalizado como tal. Arraste a barra de controle no sentido direito para ativá-lo.

Modo Noite do iOS desativado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: você vai notar que a tela vai se clarear consideravelmente, mesmo em um ambiente escuro. Ao manter a barra de controle do Modo Noite em “Automático”, aguarde o tempo de captura sinalizado após o clique da foto. Por exemplo, se estiver sinalizado “Automático (2 s)”, aguarde dois segundos após clicar no botão de disparo da fotografia, evitando ao máximo mover suas mãos ou alterar o foco da câmera.

Pode ser que a função automática da barra de controle esteja em 1, 2 ou 3 segundos – este é o tempo de captura necessário para que o Modo Noite possa clarear a sua foto, dependendo do quão escuro está o ambiente. Pode ser também que o recurso esteja desativado de forma automática, o que significa que o iPhone entendeu que não há necessidade do modo no ambiente em questão.

Modo Noite do iOS ajustado em automático. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: caso você veja a necessidade de clarear ainda mais a tela – além do modo automático, se estiver em 1 ou 2 segundos -, você pode fazer isto de forma manual, arrastando a barra de controle do Modo Noite até o seu máximo, cujo limite é de 3 segundos.

A tela vai se clarear da forma máxima que o recurso permite e você precisará aguardar estes 3 segundos de maneira estática após este tempo de captura do disparo da foto, sem mover suas mãos ou alterar o foco da câmera, enquanto o iPhone aplica o Modo Noite em sua fotografia.

Modo Noite do iOS ajustado no máximo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Variante Delta pode aumentar risco de reinfecções, diz Fiocruz Arqueólogos encontram em Israel ancestral dos humanos nunca antes conhecido Microsoft lista processadores compatíveis com o Windows 11; confira Cursos grátis e bolsas para quem quer começar – ou já atua – na área de TI Colisão entre buraco negro e estrela de nêutrons é confirmada pela primeira vez

Mission News Theme by Compete Themes.