segunda-feira, abril 26

Como se inscrever no Sisu 2021

O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem início no próximo dia 6 de abril, com duração até às 23 horas do dia 9 de abril. O sistema utiliza as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Para realizar a inscrição, é necessário ter participado da última edição do Enem, possuir nota maior do que zero na redação e não ter participado sob a condição de treineiro. O acesso às inscrições é feito no site sisualuno.mec.gov.br utilizando CPF e senha cadastrados na conta gov.br, utilizada como login único em serviços do Governo Federal.

Antes da abertura do período de inscrições, é possível navegar entre a oferta de vagas, pesquisando por cursos, municípios e instituições de ensino superior. A seguir, confira como realizar a sua inscrição, qual o cronograma do Sisu e como fazer a pesquisa.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sisu 2021: como se inscrever

Inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de abril (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As inscrições são feitas através do site sisualuno.mec.gov.br, entre os dias 6 e 9 de abril. Durante o período, basta acessar com a sua conta gov.br e confirmar os dados. Em seguida, escolha entre duas opções de curso por ordem de preferência. Faça a pesquisa por vagas por município, instituição ou curso e selecione a modalidade em que deseja concorrer. Por fim, complete a inscrição e acompanhe a classificação parcial

Sisu 2021: cronograma

As diversas etapas do Sisu serão realizadas durante o mês de abril, em um cronograma realizado pelo Ministério da Educação. As datas para inscrição e divulgação de resultados são:

  • 6 a 9 de abril: período de inscrições;
  • 13 de abril: divulgação dos resultados da chamada regular do Sisu;
  • 13 a 19 de abril: prazo para inscrição na lista de espera;
  • 14 a 19 de abril: período para matrícula da chamada regular;
  • A partir de 23 de abril: convocação de candidatos em lista de espera.

Sisu 2021: como consultar as vagas oferecidas

Passo 1: acesse o site do Sisu clicando aqui. Em seguida, digite o nome de um curso ou universidade no campo de busca e aguarde os resultados. Toque em uma das sugestões para realizar a pesquisa;

Pesquise por um curso ou instituição de seu interesse (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: a página do Sisu exibirá os resultados da busca. Toque em um dos cursos para abrir mais detalhes ou utilize os filtros para refinar a pesquisa;

Selecione um curso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: na tela do curso, é possível visualizar informações sobre o campus, grau, turno e a quantidade de vagas disponíveis.

Encontre detalhes sobre cada curso (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A pesquisa pode ajudar a localizar vagas em diferentes cidades ou graduações.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: