Press "Enter" to skip to content

Como parear fones de ouvido Bluetooth com o celular

Trabalhar com música, quem nunca? Malhar com trilha sonora, então? Seja para usar no escritório, em casa, na cama, durante as compras, no passeio no parque, na academia ou nos treinos fora dela, os fones de ouvido sem fio vieram para ficar — e estão se tornando cada vez mais populares, práticos e, claro, sofisticados.

Se você também veio para o lado sem fio da força e quer saber como fazer para parear seu fone com seu celular ou computador, pode ficar tranquilo que o Canaltech te ensina.

Pegue seu fone

Ligue seu fone para começar a configuração (Imagem: Canaltech)

Com o fone de ouvido em mãos, primeiro certifique-se de que ele tem carga e deixe-o próximo do aparelho a que você deseja conectá-lo. Agora, ligue o fone de ouvido e coloque-o em processo de pareamento. Para a grande maioria dos fones, basta pressionar o botão liga-desliga ou o botão principal por alguns segundos, até que o LED comece a piscar ou mude de cor. Quando a luz piscar, quer dizer que o fone está pronto para se conectar a um dispositivo.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Ótimo, agora vamos ao smartphone (ou tablet, ou computador). Certifique-se de manter fones e aparelho bem próximos.

Como parear fones de ouvido com o celular

No Android

Passo 1: abra as configurações do aparelho e toque em “Conexões”;

Acesse a aba de conexões no celular (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, selecione a aba do Bluetooth para conectar um aparelho;

Abra as configurações de Bluetooth (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: toque em “Procurar” para localizar um dispositivo que pode ser pareado;;

Procure por um aparelho (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: ao encontrar o fone, toque na aba para iniciar o pareamento. Antes da conclusão, o celular envia uma mensagem de confirmação para finalizar o processo;

Inicie a conexão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: pronto! O fone já estará conectado. Na página do Bluetooth, é possível visualizar se o aparelho está pareado para chamadas e reprodução de mídia.

Comece a usar seu fone sem fio (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

No iOS

Passo 1: abra o menu “Ajustes” e selecione a aba do Bluetooth;

Acesse o Bluetooth do aparelho (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, o dispositivo começará a procurar por novas opções. Toque na aba referente ao fone;

Encontre aparelhos disponíveis (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 3: no caso dos AirPods, fones sem fio da Apple, há um sistema de detecção automático. Essa opção pode ser ativada ao tocar na aba dos fones.

AirPods possuem detecção automática (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Músicas e ligações telefônicas

Comece a ouvir músicas com seu fone (Imagem: Canaltech)

Pareou? Após ter estabelecido a conexão entre fone e dispositivo, é hora de abrir um aplicativo de música ou de vídeos para curtir um som. Spotify, Apple Music, Deezer, TIDAL, YouTube, Google Play Music, Amazon Music e qualquer outro app que reproduza som, como o próprio WhatsApp ou o Facebook, por exemplo, poderão ser utilizados. Basta abrir qualquer um deles e reproduzir um conteúdo. O som irá tocar diretamente nos seus fones: é só colocá-los nos ouvidos e curtir!

No Spotify, por exemplo, o fone de ouvido é reconhecido até pelo próprio aplicativo. Existem fones que contam com controle para volume, avanço de música e até ligações telefônicas. Tudo isso é pareado com o seu celular e você não precisa fazer nenhum ajuste adicional para retirar todo o potencial do seu aparelho.

Outra grande vantagem dos fones Bluetooth é poder usar o celular para conversar sem precisar usar as mãos. Esse é o famoso modo “hands free” e, uma vez que fone e telefone estiverem pareados, basta usar os fones para atender ligações e conversar ao telefone.

Os modelos mais novos e/ou rebuscados trazem essa funcionalidade com controles no próprio fone. Mas mesmo que seu fone não tenha essas regalias, você pode atender a uma ligação no celular e conversar normalmente, pois os fones sem fio possuem microfones — ou seja: captam sua voz e te deixam ouvir a pessoa do outro lado mesmo que você esteja com seu celular no bolso.

Não deu certo, e agora?

Calma, nem sempre as coisas funcionam de primeira. Se você tentou o pareamento e não deu certo, alguns probleminhas podem ter acontecido. Tente o seguinte:

Reinicie o processo

Comece tudo de novo: reinicie o fone de ouvido, reinicie o celular e repita o passo a passo.

Esqueça o dispositivo e conecte de novo

Se você encontra o nome do fone na lista do seu dispositivo mas não consegue parear, é melhor esquecer o dispositivo e tentar de novo. Geralmente, essa opção encontra-se logo ao lado do nome na lista (como o “i” nos aparelhos da Apple).

Restaure o fone de ouvido para as configurações de fábrica

Isso pode acontecer quando você compra um fone usado, por exemplo. Cada fone possui um método de restauração diferente, e para resetá-lo, o melhor é recorrer ao manual.

Certifique-se de que o fone esteja ao alcance

Dependendo do padrão Bluetooth de seus aparelhos, a conexão pode acontecer a distâncias consideráveis, mas para obter melhores resultados, deixe-os próximos (no máximo a 1 metro de distância) para que a comunicação ocorra. Pode demorar um pouquinho para que fone e aparelho se identifiquem e estabeleçam conexão.

Cheque a bateria

Verifique se seu fone está com bateria suficiente para ser pareado.

Verifique a compatibilidade

Se seu aparelho for antigo demais, pode ser que ele não conte com a opção Bluetooth. Aí, o melhor mesmo é se contentar com um fone com fio.

E para desconectar?

Se você quiser desconectar o fone de ouvido de seu celular, pode usar três caminhos:

  • Desligar o fone de ouvido no botão liga/desliga
  • Desativar o Bluetooth do celular (e lembrar de desligar o fone, senão ele pode ficar consumindo bateria à toa)
  • Ir até o menu Bluetooth do seu telefone e desconectar o fone manualmente

Lembre-se: alguns fones de ouvido detectam períodos de inatividade e desligam-se sozinhos, mas a grande maioria não traz esse recurso. É bom ficar atento e e desligá-los também, caso contrário, haverá consumo desnecessário de bateria, mesmo sem nenhuma música em reprodução.

Jamais utilize fones de ouvido enquanto estiver dirigindo!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.