sábado, março 6

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19 nas capitais brasileiras

Ao longo de 2020, acompanhamos ansiosamente a busca por uma vacina contra a COVID-19. Em 2021, depois de muitos estudos e testes, a vacinação se tornou oficialmente uma realidade em vários lugares do mundo. No Brasil, não é diferente: entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro, várias capitais brasileiras deram início à imunização de grupos prioritários. Desde então, inúmeros idosos, indígenas e profissionais da saúde receberam o imunizante.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19

Para agilizar os processos, as capitais vêm disponibilizando cadastros por meio de sites, assim vocês não precisa sair de casa e nem se arriscar ao fazer o cadastro presencialmente. Tendo isso em vista, o Canaltech traz o passo a passo do cadastro no site de cada capital. Para encontrar a sua com mais facilidade, você pode usar o comando ctrl + F, e então digitar o nome da cidade.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Rio Branco (AC)

No caso de Rio Branco, o cadastro está sendo feito pelo telefone, pela rede municipal de saúde. Os números divulgados pela prefeitura são: 3216-2400 e 3224-4268. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e é preciso ter em mãos o número do cartão do SUS ou CPF, nome completo e endereço residencial.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Maceió (AL)

Maceió, capital do estado de Alagoas, também está com o cadastro sendo feito por telefone (3312-5589) ou e-mail ([email protected]). Esse atendimento ocorre das 8h às 17h. As informações necessárias para o cadastro são: nome completo, idade, data de nascimento, CPF, endereço completo, ponto de referência, contato e nome do responsável.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Macapá (AP)

A capital do Amapá, Macapá, disponibiliza uma aba destinada a pré-cadastro para vacinação contra a COVID-19 no próprio site da Prefeitura. Lembrando que para a vacinação nessa capital, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Passo 1: Na página da prefeitura de Macapá, logo abaixo do acesso rápido a serviços, fica o portal coronavírus. Basta acessar a aba.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: o portal coronavírus redireciona para outra página destinada ao pré-cadastro de vacinação (a última aba, no canto inferior direito). Clicando na aba, o site redireciona para outra página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: a nova página traz as informações referentes aos grupos prioritários da campanha de vacinação no Macapá, e logo na parte de cima, traz o acesso ao pré-cadastro. É só clicar!

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: finalmente se abre um formulário a ser preenchido com várias informações pessoais. Depois de colocar as informações, a última coisa a ser feita é clicar em “Concluir meu cadastro”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Manaus (AM)

A capital do Amazonas traz o cadastro para imunização em um site da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.

Passo 1: a página disponibiliza algumas opções — consultar primeira dose, consultar segunda dose, cadastro de idosos, vacinômetro, notícias sobre SEMSA e informações da pandemia. Para se cadastrar, basta acessar a opção “cadastro de idosos”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: assim que se clica na aba de cadastro, uma página surge com o formulário a ser preenchido. Informações como o nome completo, CPF, nascimento, contato e possíveis comorbidades são solicitadas. Para realizar o cadastro, basta preencher e selecionar “Próxima etapa”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Salvador (BA)

Em Salvador, os membros dos grupos prioritários já cadastrados no SUS são vacinados conforme o cronograma. No entanto, quem não estiver cadastrado deve realizar o recadastramento on-line pelo site.

Passo 1: no site do cadastro individual e-SUS, a pessoa se depara primeiramente com a página informando a importância de fazer tal cadastro. Lá embaixo, há o comando “recadastrar”. Basta selecioná-lo para ser direcionado à próxima etapa.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: a próxima página traz duas opções — fazer o recadastramento por meio de informações pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento) ou pelo CPF. Em qualquer um dos casos, é preciso preencher os espaços, selecionar “não sou um robô” e então “pesquisar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Segunda dose: quem já estiver cadastrado e já tiver recebido a primeira dose da vacina, pode fazer a consulta para a segunda dose da vacinação no site. O esquema é o mesmo: preencher o breve formulário com o CPF e a data de nascimento e então clicar em “Não sou um robô”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Fortaleza (CE)

A capital do Ceará, Fortaleza, promove o cadastro pelo site Vacine Já, que logo na primeira página dispõe de todo o plano de vacinação da cidade.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como consultar o cadastro: no período em que fazemos esta matéria, os cadastros no site se encontram pausados, oferecendo recurso apenas para consultar o cadastro, caso já o tenha feito. Para a consulta, deve-se colocar o CPF e a data de nascimento, e digitar a sequência de números e letras disponíveis na imagem.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Cadastro pelo Ceará App: o cadastro da população de Fortaleza também pode ser feito pelo Ceará App (Android, iOS). O app do governo dispõe de vários serviços, e para agendar a vacina, é preciso selecionar primeiro o Mais Saúde Fortaleza, e então em Vacine Já. No entanto, por hora os cadastramentos por meio dessa plataforma também estão pausados.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Brasília (DF)

A capital do Distrito Federal também disponibiliza cadastro pelo site. Inclusive, por lá mesmo a pessoa pode agendar a vacinação.

Passo 1: a primeira página traz as opções de agendar a primeira ou a segunda dose. Também há a opção de solicitar o cadastro para pacientes acamados. No primeiro momento, é preciso apenas selecionar a opção desejada, que a página já muda automaticamente. Se já tiver feito o agendamento, é possível consultá-lo nessa primeira página. Basta clicar em “Consultar agendamento”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: logo que se escolhe qual o agendamento desejado, surge uma nova página, com dois formulários. O primeiro deles envolve os dados pessoais da pessoa. Basta preencher. Em meio às informações, pede-se o número do CNS (Cartão Nacional de Saúde). É possível obter a numeração composta por 15 dígitos em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de sua região ou também uma versão digital do CNS no aplicativo Conecte SUS.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: embaixo, na mesma página, há outro formulário. No entanto, dessa vez as informações dizem respeito ao agendamento da vacinação. Para fazer isso, é só selecionar a sua região, o estabelecimento desejado (dentre as opções disponíveis), a data e a hora.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: depois de preenchidas as informações, uma nova página vai aparecer. É o comprovante do agendamento. Salve e imprima, porque você vai precisar dele para levar no ato da vacinação. Vale lembrar que o DF tem uma página para dúvidas e para consulta dos locais de vacinação, para se informar melhor.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Vitória (ES)

Vitória, capital do Espírito Santo, disponibiliza o agendamento da vacina contra COVID-19 no próprio site da prefeitura. Para agendar, é preciso fazer o seguinte:

Passo 1: selecione o serviço “Saúde/vacinação” no primeiro espaço a ser preenchido logo na primeira página do site, e no espaço ao lado selecione qual dose da vacina será tomada, e para qual público.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: uma vez selecionada a vacina, a próxima etapa mostra cada uma das unidades onde está acontecendo a imunização. Basta escolher a mais perto de você e clicar em “Próximo”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: depois de selecionar a unidade, o site fornece um formulário com informações pessoais e a hora/data para agendar a vacinação. Nos documentos, pedem ou o CPF ou o cartão do SUS. Preenchido o formulário, é só clicar em “Agendar” que está feito!

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Goiânia (GO)

A população de Goiânia pode se cadastrar por meio do Portal Expresso. No entanto, para acessar este serviço, é necessário realizar login no Governo Federal.

Passo 1: para fazer login, acesse a página do Governo Federal e selecione “Entrar”. O login é feito com o CPF e uma senha. Mas não se preocupe, caso você não tenha conta ainda, é só clicar em “Crie sua conta” e escolher um dos métodos de acesso: Validação Facial no App Meu gov.br, Bancos Credenciados, Internet Banking, Número do CPF, Certificado digital; Certificado digital em nuvem.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: no caso de criar uma conta, a próxima etapa exige o preenchimento dos dados cadastrais (CPF e nome completo), validação do cadastro e criação de senha.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: depois de feito o login, na página do Portal Expresso, clique em “acessar”, disponível no topo da página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: para fazer o pré-cadastro, é preciso selecionar o ícone “cadastramento” e prencher os dados pessoais, clicando então no ícone “próximo”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 5: depois de preenchido o cadastro, surge a página de agendamento. Clique no ícone “agendamento” e salve o número de protocolo. Caso esteja disponível para o seu grupo prioritário, basta clicar no ícone de calendário para selecionar a data, a unidade de saúde e o horário de comparecimento para ser vacinado.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: São Luís (MA)

Enquanto isso, em São Luís, capital do Maranhão, o método de cadastro é bem simples: basta acessar a página Cadastro – Vacina São Luís.

Passo 1: preencha todo o formulário com a identificação (CPF ou número do SUS), informações básicas (nome completo, data de nascimento, nome da mãe), informações de contato (e-mail e telefone) e informações sobre a residência (endereço, CEP).

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: depois que todo o formulário estiver preenchido, basta selecionar “Não sou um robô”, escolher as imagens solicitadas (Exemplo: “selecione as imagens com um barco”) e clicar em “Cadastrar”.

(imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Cuiabá (MT)

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, também disponibiliza um site para o pré-cadastro da população que almeja ser vacinada.

Passo 1: a página traz várias informações a respeito e como tem sido a campanha de vacinação na região, com o vacinômetro atualizado e os perfis que se enquadram nos grupos prioritários. No meio da página, há o comando “Pré-cadastro”. Basta clicar nele para ser redirecionado para outra página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: a próxima página traz alguns termos. Basta clicar em “aceitar e continuar”. Se você já está cadastrado, nessa página também é possível consultar cadastro, logo abaixo.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: depois de aceitar e continuar, aparece uma página para indicar qual das doses (se é a primeira ou a segunda) a ser tomada. Basta selecionar uma das duas e clicar em “Próximo passo”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: em seguida, o site pede para selecionar em qual dos grupos você se encaixa, de acordo com as fases da campanha de vacinação da região. Basta escolher qual o seu perfil e escolher “Próximo passo”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 5: em seguida, surge o formulário com as informações pessoais, como o Cartão Nacional de Saúde, nome completo, CPF, endereço, contato, etc. Basta preencher todos os campos.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 6: depois que preencher o formulário, basta clicar em “Enviar cadastro”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Campo Grande (MS)

A capital do estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, disponibiliza o cadastro por meio do site da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU).

Passo 1: a página principal te dá duas opções: primeiro acesso ou entrar como cadastrado. Para começar a fazer o cadastro, basta selecionar a primeira opção.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: assim que se escolhe o primeiro acesso, a página exibe algumas opções referentes aos grupos prioritários da campanha de vacinação. Selecione o grupo em que se enquadra e clique em “Continuar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: selecionado o perfil, o site te redireciona para um formulário, que pede informações pessoais e a criação de uma senha para poder acessar os agendamentos depois. Preenchido o formulário, basta salvar o seu cadastro no comando “Salvar”, no fim da página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Belo Horizonte (MG)

A capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, tem realizado o pré-cadastro pelo telefone 156 ou pelo site da prefeitura, que traz informações sobre os grupos que fazem parte daquela determinada fase da campanha de vacinação e inclusive permite consultar os locais de vacinação.

Passo 1: para se cadastrar, você deve procurar o grupo em que se encaixa, na página, e então clicar. Mais informações aparecem a respeito desse grupo, e também as opções “Consultar locais de vacinação” e “Quero fazer o cadastro”. Para se cadastrar, é só selecionar essa segunda opção.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: uma vez que clicar em “Quero fazer o cadastro”, é redirecionado para um formulário. A primeira parte do formulário pede o e-mail, data de nascimento e pergunta se mora em Belo Horizonte ou outro município. Preencha as informações e clique em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: em seguida, o formulário pede as informações pessoais do usuário a ser vacinado (nome, CPF, telefone, etc). Depois de preencher, clique em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: a depender do perfil e da fase da campanha da vacinação, a essa altura o formulário faz mais algumas perguntas. Por exemplo: no caso de idosos, se há algum cuidador. Basta responder as questões adicionais e selecionar “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 5: na próxima página, o formulário questiona se o usuário a ser vacinado realizou teste com resultado positivo para COVID-19 nos últimos 30 dias. Selecione a resposta e clique em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 6: a página seguinte questiona se o usuário recebeu alguma vacina contra COVID-19 nos últimos dias. Mesma coisa do passo anterior: responder a questão e colocar em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 7: em seguida, o formulário pede mais detalhes sobre o endereço do usuário (rua, CEP, complemento, bairro). Basta responder os campos e clicar em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 8: colocado o endereço, a próxima página pergunta em que região a pessoa a ser vacinada mora. Basta selecionar e clicar em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 9: depois de selecionar a região, o formulário fornece as opções de unidades existentes naquela região selecionada. Basta escolher a unidade mais perto de você e clicar em “Próxima”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 10: em seguida, vem a pergunta: “Qual a equipe de saúde da família de referência do usuário a ser vacinado?”. Se não souber, não tem problema. O próprio formulário dá a opção de selecionar “Não sei”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 11: o formulário encerra explicando que os maiores detalhes do agendamento são feitos por contato telefônico. Clicando em “enviar”, o cadastro está feito!

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Belém (PA)

Belém traz, na página Belém Vacinada, algumas informações a respeito dos grupos que se enquadram na atual fase da campanha de vacinação, proporcionando cadastro online.

Passo 1: a página inicial fornece duas opções: cadastrar-se ou consultar o cadastro, se ele já tiver sido feito. Para realizar o seu cadastro, basta escolher a primeira opção.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: ao clicar em “cadastre-se”, você é redirecionado a uma nova página, que pergunta a data de nascimento. Preencha e clique em “continuar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: selecionada a data de nascimento, o cadastro traz o formulário com as informações pessoais de quem será vacinado (CPF, nome, cartão do SUS, endereço), se a pessoa ser vacinada em casa e quais são as informações de quem preencheu o formulário, tal como o contato (telefone e e-mail).

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: Preenchido o formulário, deve-se selecionar a opção “cadastrar”, lá no fim da página, e então está feito, e é só aguardar o contato da prefeitura de Belém.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: João Pessoa (PB)

A população da capital da Paraíba, João Pessoa, está disponibilizando o pré-cadastro à vacinação por meio da página VacinaPB.

Passo 1: a página inicial traz os status da vacinação e quais grupos se enquadram na fase atual. Logo no começo, no entanto, já fica a opção “Cadastre-se”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: depois de selecionar a opção “Cadastre-se”, o usuário deve colocar o CPF e clicar em “Consultar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: uma vez colocado o CPF, se o cadastro já não tiver sido feito, a página redireciona a um formulário com as informações pesoais de quem será vacinado. Preencha todos os campos.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: depois de preencher o formulário, na mesma página, o site pergunta de qual grupo das fases da campanha de vacinação o usuário faz parte. Basta selecionar.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 5: em seguida, a página pergunta se há alguma doença (como diabetes, hipertensão, câncer ou obesidade, por exemplo). Basta selecionar.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 6: concluídas as questões, o site pede que se crie uma senha de 6 ou mais dígitos. Criada a senha, deve-se confirmá-la e então clicar em “Eu declaro que as informações são verdadeiras”. Feito isso, selecione “Não sou um robô” e “Concluir cadastro”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Curitiba (PR)

A capital do Paraná, Curitiba, fornece o cadastro online por meio da plataforma Saúde Já, que também está disponível como app (Android, iOS).

Passo 1: para quem já tem o cadastro, a página inicial permite fazer login com o CPF ou o cartão do SUS e a senha. Mas para quem não tem, basta clicar em “cadastre-se aqui”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: assim que se clica na opção de se cadastrar, uma nova página se abre, pedindo duas informações: o CEP e o número da residência. Preencha os campos e selecione “Buscar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: assim que se coloca o CEP e o número da residência, o próprio site já indica o nome da Unidade em que a vacinação será realizada.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: em seguida, na mesma página, a plataforma pede a criação de uma senha e o e-mail. Feito isso, basta colocar “Cadastrar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Recife (PE)

A população da capital pernambucana pode fazer o cadastro por meio do site Minha Vacina Recife. Mesmo quem não faz parte dos grupos contemplados pelo período atual da campanha de vacinação pode se cadastrar e receber o aviso direto quando chegar sua vez de agendar. No caso dos trabalhadores da saúde será exigida a comprovação de vínculo profissional. Basta apresentar a carteira funcional (para profissões que possuem conselho) ou a declaração da instituição onde atuam (para o caso das áreas não regulamentadas por conselho).

Passo 1: o site traz informações do plano de vacinação, os grupos que se enquadram naquela etapa e as respectivas datas. Embaixo, há o comando de “cadastrar” ou, para quem já está cadastrado, “entrar/agendar”. Ao selecionar a opção de cadastrar, é redirecionado a outra página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: a nova página apresenta uma lista dos grupos para você selecionar o seu. Se não se enquadrar em nenhum dos grupos prioritários da campanha de vacinação, não tem problema: a última opção da lista é “Público em geral”. Basta selecionar tal opção.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: Na mesma página, logo abaixo, há um espaço para anexar o comprovante de residência e o documento de identificação. Para anexar, basta clicar em “selecionar o arquivo”. Uma pequena página vai abrir com os arquivos de seu computador, então é só selecionar o arquivo do documento e clicar em “enviar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: abaixo dos documentos, ainda na mesma página do site, há um formulário a ser preenchido, com todas as informações da pessoa que está se cadastrando. Depois de preencher, clique em “salvar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Teresina (PI)

O serviço de cadastro e agendamento da população da capital do Piauí, Teresina, está disponível no endereço #OlhoNaVacina. O site está disponível para todas as plataformas, sejam computador, celular ou tablet.

Passo 1: logo na primeira página, há quatro opções — agendamento público alvo, agendamento trabalhador de saúde, alterar agendamento ou cadastrar estabelecimento. Para fazer o cadastro, basta selecionar uma das duas primeiras opções, de acordo com sua realidade.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: selecionada a opção de agendamento, o site abre uma nova página. Dessa vez, é necessário colocar o CPF, informar a que grupo pertence e selecionar a opção “Não sou um robô” para continuar.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: depois de inserir o CPF e selecionar o grupo prioritário, o usuário é direcionado um formulário com os dados pessoais (nome, rg, cartão do SUS, data de nascimento, endereço). Basta preencher todos os campos.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: logo abaixo do preenchimento do formulário, o site já pede para realizar o agendamento. Assim, é possível escolher entre as opções de unidades de saúde, a data e o horário. Depois que estiver feito, é só selecionar “Salvar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Rio de Janeiro (RJ)

A capital do estado do Rio de Janeiro está disponibilizando um formulário destinado a determinados grupos da campanha de vacinação.

Passo 1: o cadastro de quem se enquadra no grupo é bem simples, e envolve apenas o preenchimento das informações pessoais que constam no formulário (CPF, nome, data de nascimento, endereço, etc). A página também pede informações de quem está preenchendo o formulário, e em caso de idosos, pergunta se há alguma condição de saúde que implique na vacinação a domicílio. Uma vez preenchido o formulário, é só escolher “enviar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: a prefeitura do Rio de Janeiro também disponibiliza uma página para ver qual a unidade de saúde mais perto de você. Trata-se de um mapa, onde é possível clicar nas unidades espalhadas pela cidade. Na parte esquerda, assim que se clica em uma delas, surge um menu com diversas informações, como telefone, endereço, etc.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Natal (RN)

Em Natal, Rio Grande do Norte, o cadastro também pode ser feito pela internet.

Parte 1: na página, é possível acompanhar o progresso da campanha de vacinação e quais são os grupos de cada fase. Logo no topo, está disponível o link “cidadão”. Basta clicar para ser direcionado a outra página.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: ao clicar em “cidadão”, a nova página solicita o CPF. Basta preencher e clicar em “avançar”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: na próxima página, o site coloca um formulário com as informações pessoais (nome, data de nascimento, profissão, contato).

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: na mesma página, o formulário pergunta a qual grupo o usuário pertence e se tem alguma comorbidade. Caso sim, basta selecionar, e depois anexar um arquivo que comprove.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 4: em seguida, preencha o endereço, clique em “eu declaro que as informações são verdadeiras” e “eu li e concordo com a política de privacidade”. Selecione “não sou um robô” e clique em “enviar” para concluir o cadastro.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Porto Alegre (RS)

Enquanto isso, Porto Alegre oferece o cadastro pelo site Conecta Cidadão ou pelo app #EuFaçoPOA (Android, iOS). Ensinamos ali em cima, em Goiânia, como faz. O cadastro também pode ser feito pelo atendimento telefônico 156.

Passo 1: selecione a parte de Saúde dentre os serviços disponíveis pela página. Em seguida, selecione SMS – Vacina COVID-19.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: a página exibe um formulário com o endereço da pessoa e a solicitação. A prefeitura pede para colocar CPF e um telefone para contato, nome do paciente, endereço, data de nascimento, confirmação da condição de acamado, se há dificuldade de locomoção e se conta com auxílio de cuidadores. Em seguida, é só colocar em “encaminhar solicitação”. O login também pode ser feito pelo sistema gov.br, do Governo Federal, que utiliza o número do CPF para o 1º acesso. Ensinamos lá em cima, no passo a passo do cadastro de Goiânia.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Porto Velho (RO)

Para realizar o agendamento pela internet, é necessário acessar o site Imuniza Porto Velho e preencher corretamente os campos com as informações solicitadas. Ao agendar o serviço, o usuário poderá escolher entre seis pontos em Porto Velho. Por hora, no entanto, os agendamentos não estão disponíveis. Vale ficar de olho no site.

Consulta de cadastro: Para quem já fez o cadastro, consultar é bem fácil. Basta preencher as informações solicitadas (CPF e data de nascimento) e selecionar “Consultar agendamento”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Boa Vista (RR)

A capital do estado de Roraima, Boa Vista, orienta que os componentes dos grupos prioritários que já estão cadastrados nas unidades básicas de saúde (UBS) devem aguardar as equipes de Saúde da Família para a aplicação da vacina em casa, e os que não possuem cadastro em nenhuma UBS, a prefeitura orienta que algum familiar ou representante se dirija até a unidade do seu bairro para fazer o cadastro. O agendamento pode ocorrer também pelo telefone 156.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Florianópolis (SC)

Na capital de Santa Catarina, os dados são colhidos do sistema do SUS. Para saber se as informações estão atualizadas e tirar dúvidas sobre o credenciamento a população pode ligar para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: São Paulo (SP)

No caso da capital paulista, o site destinado ao pré-cadastro é o #VacinaJa. No entanto, aqui no próprio Canaltech já fizemos o passo a passo para o cadastro por meio desse site.

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Aracaju (SE)

Na capital de Sergipe, o cadastro é feito pelo site VacinAju.

Passo 1: logo na página inicial, há duas opções: preencher o formulário de vacinação ou consultar o status do seu CPF. Caso ainda não tenha feito o cadastro, basta clicar em “ir para o formulário”.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 2: em seguida, é necessário apenas preencher o formulário com as informações pessoais.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Passo 3: embaixo dos campos com as informações pessoais, fica um espaço para anexos. É obrigatório colocar um arquivo com documento de identificação, comprovante de residência e documento comprobatório de que a pessoa pertence ao grupo prioritário. Em seguida, basta clicar em “enviar formulário”, e o cadastro está feito.

(Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Como fazer o cadastro para vacinação contra COVID-19: Palmas (TO)

Em Palmas, Tocantins, caso a pessoa já não esteja cadastrada nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional no posto de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento. Segundo o plano de vacinação da capital, falta de cadastro prévio no Módulo de Campanha COVID-19 não será motivo para que o estabelecimento de saúde deixe de vacinar o cidadão. Basicamente, o cidadão deverá apresentar comprovante de que pertence a um dos grupos prioritários para vacinação correspondentes a cada etapa. Na capital, são 32 salas de vacinação sendo quatro Unidades de Saúde da Família. Maiores informações podem ser obtidas pelo site da prefeitura.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: