quinta-feira, abril 1

Como declarar investimentos e resgates em PGBL no Imposto de Renda?

Dúvida do leitor: Resgatei parte do valor aplicado em um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e foi descontado o IR no momento do saque (15%). Em que campo da declaração devo incluir essas informações, uma vez que elas constaram do Informe de Rendimentos Financeiros enviados pelo meu banco? 

Resposta de Elaine Duarte*:

Antes de informar o valor resgatado do plano de previdência complementar (PGBL) é preciso ter em mãos o informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira que fez o pagamento para saber o valor a ser declarado.

O contribuinte precisa também saber se o modelo de tributação do plano é pela tabela progressiva (quanto maior a renda, maior o imposto) ou regressiva (quanto maior o tempo em que o dinheiro ficou aplicado, menor o imposto). Se não constar no informe de rendimentos, é necessário procurar a instituição financeira para esclarecimentos.

Se a tributação na fonte for a regressiva, informe o valor da quantia liquida resgatada, já descontado o IR. Essa declaração é feita na linha 12 – Outros, da ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. É preciso informar também o nome e o CNPJ da instituição pagadora.

Se a tributação na fonte for a progressiva, informe o valor do rendimento bruto e o IR retido na fonte, na ficha Rendimentos Recebidos de PJ pelo titular.

Nos PGBLs não se informa o valor das aplicações na declaração de bens. Será preciso informar os valores pagos durante o ano na ficha Pagamentos e Doações Efetuados para que as aplicações feitas tenham direito à dedução, respeitando o limite de 12% do total dos rendimentos tributáveis anual.

Os valores recebidos do PGBL pelo contribuinte devem ser informados integralmente no quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas.

Nesse caso, a tributação incide sobre o valor total do resgate e não apenas sobre os rendimentos.

*Elaine Duarte é consultora da IOB, uma marca AO3, especializada em serviços e produtos nas áreas trabalhista, tributária, fiscal, contábil e previdenciária.

Tem alguma dúvida sobre Imposto de Renda? Envie sua pergunta ao e-mail: [email protected] As perguntas que geram dúvidas mais comuns serão priorizadas na seleção.

Ainda não fez a declaração? Confira este passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre Imposto de Renda para preencher sem errar.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Como declarar investimentos e resgates em PGBL no Imposto de Renda? appeared first on InfoMoney.