sábado, abril 10

Como declarar ações sem ter problemas com a Receita Federal

Receita Federal

Na vida temos três certezas: a morte, os impostos e a de que se fizermos alguma coisa errada na declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal vai vir cobrar.
Por isso, no Coffee & Stocks desta terça-feira conversamos com o Roberto Campos, contador e professor de tributação da Xpeed para explicar como declarar ações e renda variável sem receber uma cartinha desagradável da Receita em casa.

Mudança de prazo

Em primeiro lugar, um alerta. É provável que o prazo para declaração mude neste ano, do fim de abril para o fim de junho, mas oficialmente isso ainda não aconteceu. O projeto passou na Câmara, mas foi modificado no Senado e deve voltar para os deputados. Então fique atento por quê existe ainda uma possibilidade de que o prazo não mude.

Compensações

Só é possível compensar prejuízos de operações da mesma categoria. Se você teve prejuízo com day trade, só pode usar como compensação sobre lucros que teve com day trade, não com operações mais longas.

BDRs

No seu home broker e nos seu extrato da corretora, BDRs são quase a mesma coisa que ações. Mas para a Receita, têm uma diferença fundamental: não existe isenção. Enquanto operações lucrativas com valores até R$ 20 mil estão isentas de pagamentos de impostos, o mesmo não vale para BDR. Qualquer operação de qualquer tamanho precisa ser declarada e paga.
Essas são apenas algumas das dúvidas que o professor Roberto Campos respondeu. Para ver todas, clique no play acima.

The post Como declarar ações sem ter problemas com a Receita Federal appeared first on InfoMoney.