Press "Enter" to skip to content

Como configurar o seu Xbox Series X e S

O Xbox Series X e o Xbox Series S, comumente chamados de Series X | S, são os novos consoles da Microsoft que representam a quarta geração da família de consoles Xbox. Sucessores do Xbox One, os videogames foram anunciados pela primeira vez durante a E3 2019 sob o nome Project Scarlett e foram lançados para o público dia 10 de novembro de 2020.

Ambos os consoles apresentam algumas diferenças de configurações internas. O Series X é o modelo mais completo da linha, com suporte a 8K, 120 FPS e Ray Tracing, enquanto o S não possui leitor de discos e possui um menor poder de processamento.

Embora o Series S tenha suporte a 1440p de resolução, consegue realizar upscaling de 4K e atinge entre 60 e 120 FPS. A diferença também pode ser encontrada no preço dos consoles, sendo o S o modelo mais acessível (R$ 2.799), comparado com o Series X (R$ 4.599).


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Se você adquiriu recentemente uma destas edições do Xbox, confira abaixo como fazer as configurações iniciais do seu videogame! Os passos são similares para ambos.

Como configurar o seu Xbox Series X e S

Passo 1: ao ligar o Xbox Series X | S pela primeira vez, ele solicitará que você faça as configurações diretamente pelo app Xbox (Android | iOS). Caso queira fazer a configuração diretamente pelo console, aperte o botão “Menu”.

Ligue o Xbox Series X | S e baixe o Xbox App em seu celular (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 2: com o app aberto em seu celular, digite o código que foi exibido na tela do console no local indicado e clique em “Conectar console” para poder prosseguir.

Digite o código que aparece na tela em seu celular e clique em “Conectar console” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 3: na tela da TV e no seu celular, será exibida a informação de que o console foi devidamente conectado. Agora, clique em “Próximo”.

Com o console conectado, clique em “Próximo” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 4: em seguida, confirme o idioma, o local do console e clique em “Próximo”.

Selecione o idioma e clique em “Próximo” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 5: caso necessário, configure a rede Wi-Fi e o seu console estará online. Feito isso, clique em “Próximo”.

Conecte uma rede Wi-Fi e clique em “Próximo” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 6: será preciso baixar uma atualização para o Series X | S.

Espere o console atualizar (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 7: enquanto a atualização baixa, você pode fazer os ajustes seguintes pelo celular. Escolha entre os modos “Economia de energia” ou “Inicialização imediata” e clique em “Próximo”.

Escolhe o modo de “Economia de energia” ou “Inicialização imediata” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 8: selecione como você quer entrar na sua conta do Xbox, clique em “Próximo” e faça alguns ajustes extras referentes a realizar ações diretamente pelo celular.

Escolha o método de entrada (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 9: com o videogame configurado, agora é hora de configurar a sua conta da Microsoft no videogame. Clique em “Próximo” para poder iniciar.

Clique em “Próximo” para conectar a sua conta (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 10: realize o login na sua conta, clique em “Vamos jogar” e, caso queira, configure a sua conta permitindo enviar dados para ajudar a melhorar cada vez mais o Xbox.

Realize o login na sua conta Xbos e clique em “Vamos jogar!” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 11: mantenha habilitadas as opções de informações e ofertas caso queira receber informações extras, clique em “Próximo” e, caso necessário transfira todos os dados da sua conta. Feito isso, você já terá acesso à tela inicial ao app do Xbox em seu celular.

Faça os ajustes da sua conta e clique em “Próximo” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 12: de volta ao console após a conclusão da atualização, pressione o botão “Xbox” do controle para ativá-lo.

De volte ao console, ligue o controle (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 13: conecte um cabo ligando o controle ao Xbox e mantenha-o imóvel para que ele receba uma atualização.

Conecte o controle ao Xbox e espere a atualização ser aplicada (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Passo 14: com o seu console e a sua conta ajustadas, clique em “Leve-me para Home” para poder finalizar o procedimento.

O console e sua conta estão configurados, clique em “Leve-me para Home” (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Bem-vindo à Home do Xbox Series X e S

Esta é a tela inicial do seu Xbox Series X | S. Ela é bastante similar à do Xbox One e, assim como em seu antecessor, você pode acessar e gerenciar todos os seus jogos, assinaturas e muito mais.

Este é a Home do seu Xbox Series X | S (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Ao apertar o botão “Xbox” no controle, você pode acessar as “Configurações” do console, ver amigos online, personalizar ou alterar seu perfil e fazer muito mais!

Acesse o menu de “Configurações” para deixar o console do seu jeito (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Compatibilidade do Xbox Series X e S com a sua TV

Embora ambos os consoles representem a mesma geração, eles possuem configurações de vídeo completamente diferentes. O Series X foi desenvolvido com alvo de performance dispositivos 4K, enquanto o alvo do Series S são dispositivos com 1440p. Ambos conseguem atingir até 120 FPS.

Por isso, antes de aproveitar os seus jogos, é muito importante verificar se o console está configurado para funcionar com a sua TV, pois assim, você garante que ele vai oferecer a melhor opção para você.

Para realizar o teste, acesse “Perfil & Sistema” e selecione “Configurações”. Em seguida, acesse a aba “Geral”, selecione “Opções de TV e vídeo” e clique em “Detalhes de TV 4K”. Assim, você pode confirmar quais recursos do console a sua TV comporta.

Verifique quais requisitos a sua TV possui (Captura de tela: Matheus Bigogno/Canaltech)

Navegue pelos jogos do Xbox Series X e S

Depois de realizar todos os ajustes no seu console e na sua conta, é hora de jogar! Ao acessar o menu “Meus Jogos e Apps”, você poderá visualizar todos os games e aplicativos instalados no seu console, inclusive aqueles que podem ser baixados através das assinaturas, como o Game Pass, que em breve vai incluir o EA Play, serviço de assinatura da Eletronic Arts.

O Game Pass é um serviço de assinaturas oferecido pela própria Microsoft que conta com mais de 100 jogos à disposição para você jogar no console e até mesmo no PC. O catálogo do serviço inclui franquias como Halo, Forza, Gears of War, Minecraft e, dependendo do tipo de assinatura, pode incluir o Xbox Live Gold, que permite você jogar online no console.

Se você possui mais de uma conta ativa em seu console, você pode jogar os jogos dela mesmo que eles não estejam disponíveis na sua. Para isso, é necessário deixar ambas as contas logadas. O único porém é que, caso a conta seja iniciada em outro console, você pode ser desconectado em sua sessão atual.

Além dessas, ainda existem muitas configurações para você ajustar em seu novo Xbox Series X | S e deixá-lo com a sua cara. Se você já está aproveitando o seu videogame, deixe nos comentários a sua opinião!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.