O navegador mais famoso do mundo parece estar adicionando um recurso semelhante ao falecido Google Reader. A distribuição de testes do Chrome listou a opção “Seguir” no menu rápido e habilitá-la ainda não surte qualquer efeito, mas sugere a adição do recurso no futuro breve.
- Microsoft Edge terá modo de navegação segura e otimizada para crianças
- App do Google testa recomendar conteúdos semelhantes aos visitados pelo usuário
- Chrome já testa função “ler mais tarde” no Android
Flagrada pelo site Chrome Story, o Chrome Canary de alguns celulares recebeu a novidade ainda em fase inicial de construção. O recurso ainda não funciona e indica que foi inserido apenas como uma preparação, mas sugere que será disponibilizado em breve para os usuários do acesso antecipado.
O botão “Seguir” pode facilmente remeter ao Google Reader, recurso encerrado em 2013 que basicamente reunia artigos e notícias numa interface mais limpa e voltada para leitura. Atualmente, esse tipo de ferramenta está contida em uma variedade de navegadores e aplicativos, visto que é um ótimo meio para incentivar a leitura sem interrupções.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–

Quando foi desativado, os órfãos da ferramenta foram deixados com as opções alternativas e logo outros navegadores e apps para celular apresentaram propostas semelhantes. Felizmente, o Google parece interessada em resgatar a ferramenta dentro do Chrome com a nova opção “Seguir”.
Não seria estranho se o Google implementasse o Google Reader dentro do navegador. Seu conceito está de acordo com as mais recentes novidades dos apps da gigante — incentivo de leitura, apresentação sóbria de artigos, reunião de conteúdo de interesse — e pode ser de grande utilidade para quem passa horas no navegador consumindo artigos, mas que gostaria de visualizá-los numa página mais objetiva e de ser notificado caso algo novo surgisse, sem que isso dependa da instalação de web apps.
No Chrome Canary ainda não há qualquer forma de testar a ferramenta. O menu de flags do navegador não apresenta recursos relacionados ao modo de leitura, permitindo apenas que a comunidade aguarde maiores novidades. Por se tratar de uma ferramenta em testes, a previsão de lançamento permanece um mistério até mesmo para a distribuição de testes do Chrome.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Sonda da NASA parece ter flagrado um objeto entrando na atmosfera de Júpiter
- Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo
- Crítica | Os Pequenos Vestígios é um filme vencido
- Italiano vacinado é contaminado pela variante brasileira do coronavírus
- WhatsApp conta o que acontecerá se você não aceitar sua política de privacidade