Press "Enter" to skip to content

CEO da Petz conta 6 lições de liderança que aprendeu na pandemia

A pandemia forçou as empresas a repensar suas formas de trabalho. O home office, antes temido, se mostrou muito benéfico para diversas companhias, que tiveram taxas de produtividade maiores durante o período de isolamento social. Mas como ficam as lideranças nesse novo contexto de trabalho? Sérgio Zimerman, fundador e presidente da rede de pet shops Petz, falou ao Global Retail Show, evento promovido pela consultoria Gôuvea, sobre o que aprendeu durante a pandemia.

Veja abaixo os seis principais aprendizados do executivo:

1 – Imagine o futuro

Em momentos de crise, o presidente da Petz segue uma lição que aprendeu lendo os livros do escritor americano Dale Carnegie: aceite o pior para que você consiga liberar sua criatividade para pensar em soluções. Por isso, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, o executivo rapidamente imaginou que todas as lojas da rede seriam fechadas e o faturamento do grupo viria a zero. Com isso, conseguiu agir rápido. A primeira decisão que tomou foi reforçar o caixa da companhia e garantir a todos os funcionários a manutenção de seus empregos. “Não seria justo que as pessoas perdessem seus empregos por causa de uma pandemia com data para começar e terminar”, afirma o executivo. Outra preocupação sua foi a de atencipar os pagamentos para pequenos fornecedores, garantindo a manutenção da rede de suply da Petz.

2 – Abrace as mudanças

“Não é o mais forte que vence na vida, mas o mais adaptável”, diz Zimerman. O executivo defende que as empresas tenham a cultura de que a única certeza é a mudança. Para ele, as mudanças são oportunidades das companhias se reinventarem e se diferenciarem no mercado. ” É em time que está ganhando que se mexe. Quando se está bem é o momento de fazer mudanças e testes, porque se der errado você não prejudica a empresa”, afirma.

3 – Aprenda rápido

Outra lição importante que o presidente da Petz tirou da crise foi a de saber aprender rápido. “Na pandemia, não dava para fazer pesquisa de mercado ou contratar consultoria. Simplesmente colocávamos as ideias em prática”, diz Zimerman. Para o presidente, o erro é fundamental para construção de uma companhia boa. O que as empresas previsam evitar é a repetição deles.

4 – Orçamento focado em valores, não no custo

Zimerman afirma que a pandemia fez a Petz colocar seus valores como empresa acima de suas preocupações com os custos. “Não era a hora de fazer a conta de quanto custava proteger seu funcionário ou consumidor. Pensar a curto prazo nos cobraria um preço enorme no longo prazo”, afirma.

5- Tome decisões em tempo real

Em um momento que as diretrizes das autoridades mudam constamente, as empresas precisam saber tomar decisões rapidamente. No caso da Petz, Zimerman conta que a diretoria transformou as reuniões semanais em diárias para facilitar a tomada de decisões. Quando algo não funcionava, eles conseguiam repensar e mudar logo.

6- Divergir para convergir

O executivo também acredita que é enriquecedor estimular grupos de discussão a divergir. “Uma vez que os dois lados esgotam os argumentos, um consenso é formado e a companhia toma uma decisão de melhor qualidade”, diz o presidente da Petz.

O IPO da Petz

A Petz abriu capital na bolsa de valores de São Paulo no dia 11 de setembro. Longe de ser a maior abertura de capital do ano, o IPO da rede de pet shops chamou a atenção por ela ser a primeira empresa brasileira do setor pet a estrear na bolsa. Com o IPO, a empresa levantou 3,03 bilhões de reais.

O segmento atrai investidores pelo seu potential. Segundo dados do Euromonitor, os pet shops e clínicas veterinárias concentram 51% das vendas de produtos pets no Brasil, enquanto em outros países, como Alemanha esse percentual é de 14%, nos EUA, de 9%.

No caso da Petz, a empresa chama atenção do mercado por sua resiliência. Mesmo durante a pandemia, ela segue crescendo. No primeiro semestre do ano, a companhia teve lucro líquido de 22,1 milhões de reais ante 3,1 milhões de reais no mesmo período do ano passado. Já a receita operacional foi de 617,3 milhões de reais, 36% superior na comparação anual.

A companhia iniciou suas atividades em 2002 e, em 2013, atraiu o fundo Wargurg Pincus como sócio. Hoje, possui 110 lojas no país, sendo 69 somente no estado de São Paulo.

The post CEO da Petz conta 6 lições de liderança que aprendeu na pandemia appeared first on Exame.

Mission News Theme by Compete Themes.