sexta-feira, abril 2

Apple Maps no iPhone: 15 dicas que você precisa conhecer

O Apple Maps foi apresentado no iOS 6 em 2012 – mas foi só no seu relançamento com o iOS 13 em 2019 que as coisas melhoraram. O que antes era um aplicativo cheio de falhas e bugs – o que gerou inúmeras piadas e memes pela internet afora – foi totalmente reformulado, trazendo recursos e funcionalidades similares ao do seu maior concorrente, o Google Maps.

Desde 2018, o aplicativo já estava sendo remodelado pelos engenheiros da Apple, justamente por conta do fato de seus usuários não gostarem dele e preferissem o app rival do Google. Além de seu relançamento no ano seguinte, muitas novas funções também estão sendo lançadas hoje em dia em cada nova atualização dos sistemas – não só do iOS, como também do iPadOS e macOS, onde o Apple Maps também está presente.

Para saber como usar o Apple Maps no seu iPhone, confira as dicas que separamos.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Dica 1: ao abrir o se aplicativo, você vai ver as redondezas da sua localização atual. Caso se afaste de sua localização e queira retornar, basta clicar na seta azul no topo direito da tela.

A sua localização atual e suas redondezas será exibida. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 2: na aba de baixo, você encontrará um campo de pesquisa, seus locais favoritos – como o endereço de sua casa, do trabalho ou outro que você vá com frequência (caso não, possua, você pode clicar em “Adicionar”) -, além das suas buscas recentes no final da tela.

Busque por um local ou então adicione seus locais favoritos, como sua casa ou seu trabalho. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 3: insira um local para ver o itinerário proposto pelo Apple Maps. Você pode escolher entre diversos meios de locomoção, como carro, a pé, transporte público, bicicleta, ou solicitando motoristas por aplicativo (Uber, 99, dentre outros).

Há diversas opções de meios de locomoção – escolha qual faz sentido para você. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 4: para vermos alguns dos recursos mais legais disponíveis no Apple Maps, insira uma localização, selecione uma opção de meio de locomoção, escolha alguma das rotas disponibilizadas e clique em “IR”.

Inicia a navegação de sua viagem pelo Apple Maps. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 5: a tela vai voltar à sua localização atual e a sua navegação da sua viagem vai começar. No topo da tela, em letras garrafais, você vai ver a sinalização para onde deve ir, qual lado ir ou qual rua entrar.

A navegação de sua viagem vai ser iniciada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 6: caso precise voltar para a tela de início, você também terá as instruções da navegação da sua viagem em letras grandes no topo da tela.

Na sua tela de início, a navegação também será exibida. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 7: na aba de baixo, durante a sua navegação, você terá as informações da sua viagem – como horário de chegada, quanto tempo ainda resta de viagem e qual a distância até chegar -, assim como uma série de opções interessantes, como vamos ver nos próximos passos.

Uma série de opções estarão disponíveis para a sua navegação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 8: clique em “Áudio” para definir o volume da voz de navegação – ou até mesmo remove-la, utilizando-se apenas do mapa exibido na tela.

Defina o volume da voz de navegação. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 9: em “Compartilhar Chegada”, você terá algumas opções trazidas pela Siri – naturalmente baseado nas suas atividades entre apps de comunicação, portanto, é comum que apareçam contatos recentes – e uma opção de “Contatos” para procurar alguém especificamente.

Compartilhe com algum de seus contatos recentes ou então entre na sua lista de contatos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 10: na lista de contatos, você vai notar que os nomes estarão exibidos na cor verde ou azul. Como se sabe, no iOS, essas cores definem o envio de menagens normais (SMS) ou envio de iMessage, e aqui é mais ou menos da mesma forma:

  • Em verde, são contatos que não possuem iPhone ou outro produto com uma conta do iCloud – seja um iPad ou um Mac. Para estes contatos, o compartilhamento será via mensagem (SMS).
  • Em azul, são seus contatos que possuem uma conta do iCloud e podem receber o compartilhamento diretamente através do aplicativo Apple Maps em seus dispositivos Apple.
Seguinte o funcionamento do iMessage, os contatos estarão exibidos nas cores verde ou azul. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 11: em “Detalhes”, você terá todas as informações da navegação da sua viagem – você pode descer a tela até os últimos passos, caso precise conferir uma rua exata ou algo similar.

A sua navegação completa será exibida na tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 12: em “Cafés”, você terá uma lista disponibilizada por padarias, cafeterias, lanchonetes e locais de comércio semelhantes que estejam próximos à sua localização atual.

Selecione “Cafés” para ver as opções disponíveis na sua redondeza. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 13: você verá informações de horários de funcionamento, quanto tempo essa parada vai adicionar à sua viagem atual, qual a distância a ser percorrida até lá e avaliações de usuários, se houver alguma. Para ir até algum deles, basta clicar em “IR” na lista e a navegação será atualizada, adicionando esta parada à sua viagem.

Adicione padarias ou lanchonetes à sua navegação atual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 14: em “Jantar” e em “Gasolina”, você terá as mesmas informações e funções da dica anterior, sendo o primeiro para restaurantes, lanchonetes e locais semelhantes, e o segundo para postos de gasolina. Clique em “IR” para adicionar alguma dessas paradas à navegação da sua viagem.

Adicione restaurantes ou postos de gasolina à sua navegação atual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dica 15: para encerrar e voltar à sua localização atual sem nenhuma navegação em andamento, clique em “FIM” – uma tela vai se abrir pedindo para que você confirme o encerramento, retome para a navegação ou então compartilhe a sua chegada com algum contato.

Confirme o encerramento, retome para a navegação ou então compartilhe a sua chegada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: