Press "Enter" to skip to content

Após visita de Papai Noel com covid, 18 idosos morrem em asilo na Bélgica

Cerca de 18 idosos que residem em um asilo na Bélgica morreram de covid-19 após a visita de um Papai Noel que estava infectado com o vírus. Fotos mostram o Papai Noel — que não sabia que estava infectado com o coronavírus — posando ao lado de idosos no início de dezembro.

Desde a visita, o número de mortos tem aumentado exponencialmente, sendo que cinco idosos morreram na véspera e no dia de Natal. Cerca de 121 idosos residentes foram infectados, além de 36 funcionários.

Testes de laboratório ainda estão tentando descobrir exatamente a origem da infecção. A gerência do asilo afirmou que o Papai Noel e seus ajudantes eram terapeutas que também têm acesso aos residentes em outras ocasiões.

O asilo alegou que o distanciamento social foi monitorado, mas fotos mostram que o Noel ficou muito perto dos residentes idososVRT/Reprodução

Médicos e paramédicos foram mobilizados na cidade de 35.000 habitantes para ajudar a controlar o surto. As autoridades da cidade afirmaram que o Papai Noel “visitou várias áreas comuns, como a sala de estar”.

“Ele manteve distância dos residentes e usou máscara facial o tempo todo. Os residentes também usaram a proteção facial”, acrescentou o comunicado. Porém, fotos tiradas no dia da visita mostraram residentes sem máscaras.

Papai Noel e seus ajudantes conversam com os residentes do asiloVRT/Reprodução

Segundo um dos principais virologistas da Bélgica, Marc Van Ranst, da universidade KU Leuven, disse duvidar que o Papai Noel tenha causado tantas infecções. A má ventilação é uma causa muito mais provável, apesar da visita ter sido uma “ideia estúpida”, segundo Marc.

 

 

The post Após visita de Papai Noel com covid, 18 idosos morrem em asilo na Bélgica appeared first on Exame.

Mission News Theme by Compete Themes.