sábado, fevereiro 27

Após forte alta, taxas de títulos públicos do Tesouro Direto passam por correção nesta terça-feira

Hands holding Brazilian real notes - Money from Brazil - Notes of Real - Brazil BRL banknote

SÃO PAULO – Após apresentarem forte alta na abertura da semana, diante do aumento de aversão ao risco na cena doméstica por conta das mudanças na Petrobras, as taxas oferecidas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam queda na manhã desta terça-feira (23).

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2024 pagava um prêmio anual de 6,92% no início dos negócios, ante 6,99% na tarde de ontem. Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 cedia de 7,60% para 7,52% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o papel com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 2,86% nesta manhã, contra 2,90% anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 era de 3,31%, ante 3,33% a.a. ontem.

Já os papéis indexados à Selic para 2024 e 2027 ofereciam remuneração acima da taxa básica de juros de 0,16% e 0,33%, respectivamente, as mesmas da sessão passada.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta terça-feira (23):

Fonte: Tesouro Direto

PEC emergencial e Petrobras

Entre os destaques do dia na cena doméstica, o parecer do senador Márcio Bittar (MDB-AC) sobre a proposta de emenda constitucional (PEC) emergencial foi adiado para hoje, diante de impasses nas negociações.

Desde o fim do ano passado, a proposta vem sendo desidratada para excluir as medidas de ajuste fiscal mais duras e, no fim de semana, ocorreu uma nova rodada de “enxugamento”.

A votação em primeiro turno no plenário do Senado está marcada para quinta-feira e o parecer seria apresentado formalmente ontem, após ser enviado para os partidos para uma análise final, mas questões polêmicas, como o fim do piso para gastos com saúde e educação, levaram a mais negociações e adiaram o protocolo.

O foco dos investidores também recai hoje sobre a reunião do conselho de administração da Petrobras, que deve analisar a indicação do general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da empresa, após indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia também:
Venda ou manutenção de Petrobras? Gestores contam como reagiram ao anúncio de troca de comando e o que esperam para as estatais

Ontem, as ações da Petrobras caíram cerca de 20%, na pior queda desde 9 de março de 2020, em meio aos sinais de maior intervenção estatal na empresa.

No noticiário de vacinação contra a Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu hoje o status de registro definitivo para a vacina desenvolvida pela americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

Quadro internacional

No cenário externo, as atenções recaem sobre a rápida alta dos treasuries (juros de títulos do Tesouro americano) com vencimento em dez anos, cujas taxas subiram a 1,376% na madrugada desta terça. Os títulos com vencimento em 30 anos, por sua vez, subiram a 2,198%.

A alta contínua nos juros de títulos do Tesouro americano alimenta o temor de que empresas com rápido crescimento tenham dificuldade de se financiar. Também há receio de migração de investidores do mercado de ações para esses papéis.

Ainda nos Estados Unidos, o pacote de estímulos democrata segue avançando nas comissões da Câmara. A Casa pode aprová-lo em plenário até o fim da semana. Apesar da falta de consenso entre os democratas para o avanço do aumento do salário mínimo, grande parte do valor de US$ 1,9 trilhão segue com menores resistências.

No radar dos analistas está também a fala do presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Jerome Powell, em audiência no Senado no começo da tarde. Espera-se que ele comente o valor dos títulos e a perspectiva para a inflação.

Já no Reino Unido, o governo divulgou ontem propostas sobre como pretende encerrar as restrições de lockdowns, implementadas por conta do coronavírus. A reabertura deve ser gradual, mas o governo britânico planeja encerrar todas as restrições ainda em 2021.

O InfoMoney vai premiar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para participar do evento, conferir os vencedores, ser avisado sobre a agenda e receber posteriormente um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo:

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quem são e como investem os melhores fundos de investimento do país:

Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

The post Após forte alta, taxas de títulos públicos do Tesouro Direto passam por correção nesta terça-feira appeared first on InfoMoney.