Press "Enter" to skip to content

Amazon Luna dribla restrições da Apple com streaming via webapp

A Apple atualizou as regras da App Store para contemplar o streaming de jogos no iPhone e iPad: basicamente, o Microsoft xCloud e Google Stadia teriam que listar todos os títulos de forma individual e pagar taxa de 30% sobre compras in-app e assinaturas. O Amazon Luna, novo concorrente nesse setor, dribla essa complicação através de um webapp.

Amazon Luna

Marc Whitten, chefe do Luna na Amazon, explica ao Engadget que a nova plataforma de streaming usa no iOS um webapp progressivo, ou PWA. Ou seja, ele é basicamente um site com um ícone dedicado na tela inicial. A App Store simplesmente não é envolvida nisso.

Ainda assim, a Amazon precisou colaborar com a Apple para que isso se tornasse realidade. “Trabalhamos com a equipe do Safari para garantir que alguns dos recursos que não existiam estivessem lá, e isso nos permitiu chegar até onde estamos hoje”, diz George Tsipolitis, chefe de engenharia e tecnologia do Luna.

Amazon Luna ainda pode ganhar app nativo para iOS

A Amazon não descarta lançar um app do Luna na App Store. “Continuaremos trabalhando com a Apple e adoraríamos fazer uma experiência nativa”, afirma Whitten. Ele lembra que a Apple ainda está reavaliando suas políticas e promete que, “quando tivermos uma boa experiência lá [na App Store], nós faremos o lançamento também”.

Jogos por streaming são permitidos na App Store, desde que sigam várias restrições: “cada atualização deve ser enviada para revisão, os desenvolvedores devem fornecer metadados apropriados para busca, os jogos devem usar a compra in-app para desbloquear recursos ou funcionalidades etc.” A Apple lembra que “há sempre a internet aberta e navegadores web para alcançar todos os usuários fora da App Store”.

Por que o Google não fez o mesmo com o Stadia? Afinal, o serviço de streaming está disponível no Chrome e em Chromebooks. Talvez a empresa precise de algumas tecnologias da web que o Safari ainda não implementou — a engine da Apple é obrigatória para todos os navegadores no iOS.

O xCloud, integrado à assinatura Xbox Game Pass Ultimate, está disponível somente para Android no momento; o app foi barrado no iOS.

O Amazon Luna estará disponível inicialmente na Fire TV, PC, Mac e iOS, com suporte a Android chegando em breve. O serviço roda em uma instância EC2 G4 da AWS (Amazon Web Services), usando processadores Intel Cascade Lake e placas de vídeo Nvidia T4 baseadas na arquitetura Turing, mesma da RTX 2080.

Amazon Luna dribla restrições da Apple com streaming via webapp

Mission News Theme by Compete Themes.