Press "Enter" to skip to content

10 bots para Telegram que todos deveriam usar

O Telegram (Android | iOS | Web) é uma das principais alternativas ao WhatsApp entre os aplicativos de mensagens. Ainda que não tenha a popularidade de seu concorrente, é amplamente utilizado e chama a atenção por oferecer diferentes recursos e funções exclusivas aos seus usuários. Uma delas é a presença de bots interativos, funcionando como pequenos aplicativos dentro do Telegram.

Esses bots podem ser programados para desempenharem as mais diferentes funções, desde jogos ao auxílio com notícias e tarefas do dia-a-dia. A sua aplicação é gratuita: é necessário apenas adicioná-lo ao seu aplicativo através da barra de pesquisas e, em seguida, interagir com os comandos listados. São inúmeras opções, e o Canaltech separou alguns dos bots mais interessantes para o Telegram, incluindo o nome para pesquisa no app. Veja abaixo!

1. Transcriber (@Transcriber_bot)

Transcreva áudios através do Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Transcriber apresenta uma função muito útil para quem recebeu uma mensagem de áudio e não pode reproduzi-la. Abra a janela de conversa com o bot e configure o idioma desejado. Depois, ao inserir qualquer arquivo em áudio para reconhecimento, o bot responde com uma mensagem transformando-o em texto.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

2. RastreioBot (@RastreioBot)

Acompanhe a situação da entrega de suas encomendas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O RastreioBot envia pelo Telegram as atualizações de encomendas dos Correios. Dessa forma, não é necessário abrir o site toda hora para conferir o novo status da sua entrega. Além de cadastrar o código do envio, o bot permite visualizar o histórico de pedidos e escrever descrições para cada um deles, facilitando a organização.

3. Loterias Caixa (@LoteriasBot)

Bot exibe os números sorteados pela Caixa Econômica Federal (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quer saber os números da loteria? Através do bot da Loterias Caixa, é possível receber mensagens pelo Telegram com os resultados de todos os sorteios feitos pela Caixa Econômica Federal. Digite “/” na caixa de mensagem sem as aspas para selecionar todas as categorias disponíveis e saiba os números sorteados.

4. Receita Federal Oficial (@ReceitaFederalOficialBot)

Consulte sobre seu CPF pelo Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A Receita Federal do Brasil possui seu próprio bot para o Telegram. Através do perfil, brasileiros podem regularizar a situação do CPF de forma virtual, atualizando dados, consultando informações e solicitando a segunda via. Para saber mais sobre o funcionamento desse bot, confira o passo a passo clicando aqui.

5. Wikipedia Search (@wiki)

Envie artigos da Wikipedia rapidamente (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Através desse bot, é possível pesquisar e enviar uma mensagem contendo o verbete da Wikipedia sobre qualquer assunto. Basta mencionar o @wiki, digitar o idioma e o termo pesquisado e enviar a mensagem. Esse bot possui a vantagem de poder ser utilizado em qualquer conversa dentro do aplicativo. Faça o teste!

6. Feed Reader Bot (@TheFeedReaderBot)

Receba atualizações de portais e contas de redes sociais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você assina qualquer feed RSS em um site, portal de notícias ou rede social, é possível importá-lo para o Telegram com o Feed Reader Bot. Ao cadastrar esse feed no aplicativo, o bot enviará todas as atualizações diariamente, sem a necessidade de abrir outra plataforma para visualização.

7. Exchange Rates (@ExchangeRatesBot)

Receba informações sobre taxas de câmbio em todo o mundo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Esse bot é ideal para consultar as taxas de câmbio. Ao digitar os códigos de cada moeda, o aplicativo exibe a variação mais recente e permite realizar a conversão de diferentes valores. Os comandos para as taxas e conversões também podem ser usados em outras conversas pelo Telegram.

8. Zoom (@ZoomBot)

Inicie reuniões pelo Zoom (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Em alta desde o início do período de isolamento social, o aplicativo Zoom possui um bot dedicado ao Telegram. Ao instalar uma integração na loja virtual do Zoom, é possível usar o perfil no app de mensagens para criar salas e realizar chamadas telefônicas.

9. Gmail (@GmailBot)

Sincronize e receba emails pelo Telegram (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Gmail também possui um bot oficial na plataforma. Permite integrar o serviço com o Telegram, fazendo com que os usuários consigam receber e responder emails instantaneamente através do mensageiro. Para usufruir do bot, é preciso autorizá-lo através da conta Google.

10. WeatherBot (@Thinus00WeatherUser_bot)

Bot envia atualizações sobre temperatura (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Não saia de casa em consultar o WeatherBot. Digitando o nome de sua cidade, o perfil exibe a temperatura atual e as previsões meterológicas para os próximos dias, incluindo temperaturas mínima e máxima, e a probabilidade de chuva. Existe a possibilidade de configurar alertas diários sobre a previsão do tempo.

Qual bot você também utiliza? Deixe sua sugestão nos comentários!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Mission News Theme by Compete Themes.